A fabulosa história dos ralis, da génese à evolução em todo o mundo, está narrada de forma apaixonante no livro Rallye 125 anos, uma invulgar obra de grande envergadura, com fotos e textos de inegável qualidade,

O livro ora lançado tem Francisco Santos, José Barros Rodrigues e o saudoso Martin Holmes como autores principais e apresenta prefácios assinados por Jean Todt, presidente da FIA; Carlos Barbosa, presidente da Comissão de Ralis da FIA e do ACP; Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis e triplo vencedor do Dakar, e Armindo Araújo, bicampeão mundial PWRC e hexacampeão nacional de ralis.

Ao longo de 272 páginas, ilustradas com 550 fotos, a leitura torna-se tão agradável quanto intuitiva, graças ao atraente grafismo, elaborado com base em moderno conceito estético, com a chancela do criativo Ricardo Santos.

De acordo com Francisco Santos, antigo piloto, um dos autores principais e editor, com largo e diversificado currículo em ambas as áreas, este livro «é o primeiro a nível mundial» pois retrata desde 1895, com assinatura de José Barros Rodrigues, a evolução da mecânica e do automóvel com os progressos e inovações dos carros de rali.

Textos escritos com indisfarçável paixão, em que a glória e o drama, o êxito e o insucesso se entrelaçam num misto de emoções, recordam não só pilotos e máquinas, para além dos pioneiros, mas também engenheiros, além de pioneiros, organizadores e dirigentes, entre outras personagens incontornáveis do mundo dos ralis, tornam a leitura deste livro obrigatória para os incontáveis e fervorosos adeptos dos ralis. É uma obra para desfrutar.

Os autores convidados — Alberto Gonçalves, Ângelo Pinto da Fonseca, Antonmio Mocho, David Wood, Graham Gauld, José Armando Gómez, Pedro Castelo e Pedro Roriz — escreveram sobre temas específicos: das provas míticas, como o Dakar e o Rali Safari, aos mais significativos capítulos da mecânica.

O livro Rallye 125 Anos, com o formato 25 x 28,8 cm (miolo) e capa dura tem edições em português (Portugal e Brasil), espanhol e inglês.