A maior quinta urbana da Europa está a crescer em Paris

21/08/2019

A empresa francesa Agripolis prevê abrir uma quinta urbana de 14.000 m2 em pleno coração de Paris, na qual cultivará cerca de uma tonelada de frutas e vegetais todos os dias na época alta.

Será a maior quinta urbana na Europa e aqui irão produzir-se mais de 30 espécies diferentes de plantas.

A quinta irá localizar-se no 15º bairro parisiense, onde ocupará o telhado de um complexo de edifícios do Paris Expo Porte de Versailles que está a ser alvo de obras de reformulação. A infraestrutura verde situar-se-á no futuro pavilhão 6 do Parque de Exposições de Viparis.

Para cuidar desta quinta urbana haverá cerca de 20 agricultores.

“O objetivo é fazer da quinta um modelo reconhecido mundialmente para produção sustentável”, refere Pascal Hardy que garante a não utilização de pesticidas no cultivo dos alimentos.

O fundador da Agripolis acrescenta: “Iremos usar produtos de qualidade, que irão crescer ao ritmo dos ciclos da natureza, tudo no coração de Paris”.

Opção pela hidroponia

Outro aspeto a realçar deste projeto é a adoção de cultivo hidropónico, em que os vegetais se desenvolvem numa solução de água e nutrientes em que as raízes não são colocadas em terra.

O local terá ainda um restaurante e bar próprios com capacidade para acolher três centenas de pessoas.

A quinta também oferecerá uma gama de serviços relacionados com a agricultura urbana, incluindo excursões educacionais, ateliers de formação de equipas e eventos especiais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.