M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os artigos de marca branca também chegaram à Amazon, e entre os novos produtos da nova loja Amazon Basics encontram-se alguns produtos para automóveis, incluindo acessórios… e uma gama de lubrificantes. Como são de marca branca, como também acontece nos supermercados, podem ser vendidos a preços muito mais baixos do que os das marcas de óleo tradicionais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Quando a Amazon Basics começou a vender óleo no seu site, conseguiu colocar o seu produto a um preço de 3,56 dólares a lata, pouco mais de um terço do preço de 9,49 dólares de um produto equivalente da Valvoline. Embora o valor da marca de lubrificantes tenha caído na bolsa, os preços já começaram a ajustar-se e uma lata de cinco litros de óleo sintético da Amazon é 25 por cento mais barata que um produto semelhante da Valvoline.

As empresas de lubrificantes têm motivo para ficar preocupadas. Embora existam sempre pessoas que se mantêm fiéis a determinadas marcas, para o público em geral não interessa de onde vem a lata de óleo, optando geralmente pela escolha mais barata, desde que o lubrificante seja apropriado para o motor do carro. Além disso, o uso de óleo aditivados, mais caros, tem impacto negligenciável na vida útil do motor do carro.

Além da sua nova gama de óleo para motor, a Amazon Basics vende ainda capas para automóveis, cabos para a bateria, palas de proteção solar para as janelas, tapetes de borracha, macacos e outras ferramentas de mecânico, e escovas e panos para a limpeza. Também estão disponíveis bolsas para motocicletas.