Conhece a cabine telefónica mais rápida do mundo?

18/04/2020

Criado nos anos 70, este hot rod conta com um motor V8 com 375 cv e uma enorme cabine telefónica, montada no chassis de um Ford. O autor da bizarria foi Gerry Nimz, inspirado no pai do famoso KITT.

Os anos 70 foram pródigos em modelos automóveis bizarros, mais conhecidos por hot rod. Mas dificilmente a criatividade terá ido mais longe do que no caso deste modelo equipado com uma enorme cabine telefónica no chassis e com um motor com 375 cv de potência.
Numa época, como a atual, em que os veículos são uma espécie de computadores ou de smartphones com rodas, será preciso recuarmos quase cinco décadas, para encontrarmos um modelo precursor de tal tendência. Caso para dizer que nunca as chamadas terão sido tão rápidas.

O criador deste “modelo” responde pelo nome de Gerry Nimz, inspirado num outro veículo de Carl Casper, um dos mais consagrados inventores de automóveis para cinema, pai, entre outros projetos, do lendário KITT – conhecida sigla, que significa, Knight Industries Two Thousand.

Partindo desta referência, Gerry Nimz desenvolveu um modelo ainda mais agressivo e em forma de hot rod, recorrendo, para isso, a um chassis da Ford, como base, incorporando-lhe uma cabine da Northern Electric.

V8 da General Motors
Depois da sua criação, Gerry Nimz exibiu o modelo em vários eventos, não apenas nos EUA, como também na Europa, onde foi apresentado, em 1981, no Salão Automóvel de Essen, na Alemanha. E com sucesso, uma vez que um colecionador de “relíquias” local ficou tão impressionado que o comprou.
Durante décadas, o modelo permaneceu parado na garagem deste colecionador. Mas voltaria, mais tarde, à ação, pelas mãos do seu criador, que procurou transformar aquilo que ainda era considerado um show-car, num hot rod funcional. E não fez por menos. Socorreu-se de um enorme motor V8 da General Motors, dos anos 60, com 375 cv, transmitidas diretamente para as rodas traseiras, através de uma caixa automática Turbo-Hydramatic 350. Como toque de “arte”, o acelerador foi colocado no mostrador do telefone. Com travões e direção hidráulicos, faltou apenas o volante, “dispensado” do equipamento.
Depois de tantas aventuras, o modelo voltou ao mercado. O preço de licitação? Perto de 118.580 euros. Um valor exorbitante, porventura, apenas ao alcance de colecionadores sem problemas de liquidez, dado que este não poderá circular na estrada sem uns quantos ajustes.