M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, a Grande Depressão obrigou muitos cidadãos americanos a encontrar alternativas para poder trabalhar e viajar, enquanto várias empresas tiveram que criar serviços ou produtos acessíveis e úteis de uma forma diferente a que estavam habituados. Foi o caso da Pierce-Arrow, um construtor automóvel que resolveu criar a sua própria caravana, a Travelodge servindo perfeitamente como substituto para uma casa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Pierce-Arrow construiu a Travelodge em três variantes, mas mesmo a mais pequena, com 4,1 metros de comprimento, já era bastante confortável. Apenas 74 exemplares foram construídos entre 1936 e 1938 (antes da Studebaker, dona da Pierce-Arrow, encerrar a sua subsidiária) e somente 20 ainda existem hoje, incluindo este, que vai a leilão na Sotheby’s, onde se espera que seja vendido por pelo menos 40 mil dólares (36 mil euros). Esta caravana foi construída em 1937, a 20.ª a sair da marca americana, e esteve nas mãos dos seus proprietários, um casal do estado do Novo México, durante mais seis décadas, tendo sido comprada em 1956, e mantida em condições de circulação.

Ao contrário das caravanas modernas, tem um interior mais tradicional, tirando bom proveito do exíguo espaço interior ao mesmo tempo que oferece um ambiente semelhante a uma cabana campestre. A mesa de refeições pode ser transformada numa cama para duas pessoas, e a cozinha inclui uma geleira e um lava-loiças com bomba externa. Para cozinhar, há um fogão Prentiss-Wabers ou um forno de lenha. As janelas e a clarabóia da cobertura foram equipadas com vidros modernos e cortinas anti-mosquito. A caravana da Pierce-Arrow também vem equipada com vários acessórios antigos, incluindo um conjunto de loiça de jantar, rádio de mesa Philco e três malas de couro.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.