No caravanismo, ter a possibilidade de simplesmente encostar à beira da estrada já não é o suficiente. Para marcar a diferença, uma caravana já deve oferecer um conforto equivalente ao de uma moradia, agora tem que ser um local onde uma pessoa quer viver.

Essa é a proposta do Living Vehicle, uma caravana criada pela Hoffmann Architecture, que incorpora vários elementos que normalmente seriam usados numa moradia permanente, incluindo isolamento para todas as estações, janelas com vidros duplos e até um espaço para arrumação de objetos e ferramentas que é designado como uma cave.

A caravana também é ecológica, alimentada por um painel solar de 600 W que alimenta uma bateria de lítio de 400 Ah. Isto é suficiente para fornecer energia a elementos como um frigorífico e uma máquina de lavar roupa. A cozinha recorre a um tanque de gás propano, e a casa de banho beneficia de um tanque de água doce com 375 litros de capacidade. O caixote de reciclagem pode ser aberto por fora para se livrar dos resíduos com mais facilidade.

Quanto à área habitável, depois de aberto, o Living Vehicle tem um comprimento total de 9,43 metros, bem como uma sala de estar e de jantar e quartos com espaço para seis pessoas. Televisão com ecrã de 32 polegadas, sofá desdobrável em cama, quatro colunas de som, ligações USB e wifi para internet fazem parte do equipamento de série. A Hoffmann vai ter uma produção limitada do Living Vehicle, por um preço de 129.995 dólares (111.614 euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.