Publicidade Continue a leitura a seguir

Estas são as 5 ruas mais inclinadas do mundo

5 - Rua Filbert, San Francisco, Estados Unidos Uma das ruas mais famosas do mundo, com uma personalidade que falta à maioria das cidades americanas, com a inclinação máxima de 31,5 por cento a fazê-lo trabalhar para ter acesso a uma vista fantástica. A cidade californiana também tem outras ruas do género, como a Lombard, com 29 graus.
4 - Rua Eldred, Los Angeles, Estados Unidos Esta é uma de muitas ruas incinadas que a indústria cinematográfica de Hollywood utiliza para filmar as mais espetaculares perseguições de carros. Eldred tem uma inclinação de 33 por cento, batendo por pouco outras ruas como Baxter, Duane ou Fargo.
3 - Rua Baldwin, Dunedin, Nova Zelândia Esta rua tem 350 metros de comprimento com uma inclinação de 35 por cento. Apesar da dificuldade da subida, com um passeio com degraus, o acesso automóvel é necessário para as 34 casas que lá foram construídas. A inclinação da rua tornou-a popular com os turistas.
2 - Av. Canton, Pittsburgh, Estados Unidos De acordo com o Livro de Recordes do Guinness, esta é a rua mais inclinada do mundo. Com 37 por cento de inclinação, tem 192 metros de comprimento e os passeios são em degraus. O trânsito automóvel está proibido de ambos os lados, o que não impede alguns aceleras de testarem a potência dos carros na subida.
1 - Estrada Wiapio, Havai, Estados Unidos Não é uma rua, nem tem uma inclinação uniforme, mas esta chega a atingir os 37 por cento nalgumas zonas, e atravessa uma distância de mais de um quilómetro e meio de curvas e contracurvas. Apenas carro com tração às quatro rodas estão autorizados, e a estrada é conhecida como "parte-travões".

Publicidade Continue a leitura a seguir

As ruas inclinadas são das partes mais chatas das grandes cidades, especialmente se tivermos que parar a meio. Obrigam-nos a esforçar o motor, a desgastar a embraiagem e a fazer manobras rápidas com o acelerador, a troca de caixa e o travão de mão.

Mas são parte de qualquer cidade construída em zonas inclinadas, até porque quando se chega ao topo da inclinação está sempre um lugar onde vale a pena ter uma casa com uma vista extensa para a paisagem.