M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não é raro encontrar à venda veículos civis que se parecem com um tanque militar. Alguns são feitos para investigação científica, outros em serviços ambientais, ou para proteção social, e muitos são usados apenas para lazer. É o caso deste pequeno tanque russo, o Rocket Z (Krechet Z no original), capaz de atravessar qualquer terreno.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Apesar das suas dimensões compactas, tem um interior bastante modulável, que tem espaço para transportar até nove pessoas em bancos corridos, e que também pode ser convertido numa cama, ou num espaço para carga. Faróis especiais e holofote no tejadilho, saída de emergência, tração permanente às quatro rodas, um gancho e pneus anti-furo, com sistema de auto-inflação fazem parte do equipamento de série.

A técnica é simples, com a marca construtora do Rocket Z, a TechnoImpuls, a utilizar o mesmo conjunto de motor e transmissão do antigo Hyundai Accent, incluindo o motor 1.5 Diesel com 100 cv de potência, e a caixa de cinco velocidades, acoplada a um sistema de redutoras, que assim aproveita melhor a força em baixas rotações. Dois depósitos de combustível, cada um com 100 litros, garantem que o pequeno tanque russo é capaz de atravessar grandes distâncias longe da civilização.

Não é preciso ser milionário para ter um veículo parecido com um tanque. O Rocket Z está à venda por preços a partir dos 5,6 milhões de rublos (72 mil euros) e também está disponível numa versão com seis rodas motrizes, que pode ser preparada não só para transporte de pessoas e carga comum como para transportar cargas mais frágeis

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.