M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora seja mais conhecida por fazer automóveis destinados a um público com gosto mais requintado, a Mercedes também tem uma gama ampla de comerciais ligeiros, tendo no Classe V um cruzamento entre estes dois mundos. O furgão alemão pode ser personalizado de muitas maneiras, transformando-se num escritório sobre rodas, numa sala de convívio ou até numa autocaravana. Mas por vezes é preciso algo mais, como esta nova variante do Mercedes Classe V criada pela Italdesign.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A casa italiana de design é amplamente conhecida no mundo automóvel por ter criado o design de modelos populares como o Fiat Punto e duas gerações do SEAT Ibiza, ou de desportivos lendários como o BMW M1 e Lamborghini Gallardo. Muitos dos seus inovadores protótipos foram depois reaproveitados para veículos de produção. A sua mais recente criação é o Vulcanus, que transforma o Mercedes Classe V num escritório móvel ou numa sala de reuniões, mas que também está munida de todos os luxos.

A Italidesign criou o Vulcanus para a Xingchi, um preparador chinês especializado em personalizações de automóveis. Derivada da versão longa do Classe V, usa também um motor 2.0 turbo a gasolina. As modificações centraram-se no interior, com ênfase nos materiais refinados (com coberturas de madeira e couro), para máximo conforto tanto em diversão como em trabalho. As portas laterais são elétricas e permitem acesso fácil ao habitáculo com três lugares. Este está equipado com sistema de leitura de impressões digitais, para poder controlar a divisória e a televisão de alta definição. Foi também montado um frigorífico e tomadas para ligar aparelhos desde computadores a telemóveis. Quando não está a ser usado em trabalho, pode também servir como transporte familiar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.