O conceito do programa partiu de uma ideia da Bridgestone e foi no espaço Touratech, em Lisboa, que André Bettencourt, Director de Marketing da marca de pneus, e Joaquim Horta, apresentaram o teaser deste Estrada Fora. A marca já patrocinava a plataforma Motorcycle Diaries, uma rede social onde a comunidade de motociclistas partilha os seus percursos e aventuras on the road.
O Estrada Fora resulta do trabalho criativo conjunto entre Joaquim Horta, que há já algum tempo tinha na cabeça o esboço de um programa do género, e a Bridgestone que encontrou no ator um apaixonado pelas duas rodas perfeito para a aventura. Para se preparar para o desafio, Horta, que aprendeu a andar de moto por exigência de um papel que desempenhou, chegou mesmo a fazer um workshop intensivo sobre pneus que lhe deu conhecimentos fundamentais para levar a moto para a estrada com mais segurança.
Serão seis episódios, cada um com uma duração aproximada de cinco minutos. Os seguidores do programa terão a oportunidade de se envolverem na escolha das estradas que Horta vai percorrer nos últimos dois programas. Para já, o primeiro é publicado hoje, às 21h, na página de Facebook da marca de pneus e também na página do ator Joaquim Horta.