Quase todas as Volkswagen Transporter “pão de forma” que existem por esse mundo fora foram personalizadas de algum modo. Sendo um automóvel barato, deixava aos seus donos muitas oportunidades para lhes dar um toque pessoal, desde o simples ao profundo, como transformar a “pão de forma” numa autocaravana. Esta última possibilidade parece trabalho complicado, mas um brasileiro lançou um livro a explicar como se pode fazer esta conversão, de maneira fácil e barata.

Murilo Braido era um aficionado da “pão de forma”, ou Kombi, como é chamada no Brasil. Também é um amante das viagens, mas faltava-lhe a montada necessária para se lançar em novas aventuras, até encontrar uma Kombi, que transformou para poder ter a sua casa, não importa o seu destino. O modelo usado é relativamente recente, de 1997, pois a Kombi continuou a ser produzida no Brasil até 2013, embora tenha acabado na Europa em 1979.

Murilo dá muitas dicas no seu blog sobre como melhorar a sua “pão de forma”, que batizou com o nome “Kombi de Jah”. Além da decoração inspirada em cultura jamaicana, também montou no interior uma cama para toda a família, um fogão e até um lavatório. Os custos de aquisição e preparação foram de 13 mil reais (3400 euros). A caixa de ferramentas está guardada por baixo do chassis, e há também um painel solar no tejadilho. O aventureiro brasileiro explica tudo no seu livro, lançado apenas como e-book, à venda por 19,90 reais (5,12 €).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.