M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Lotus deixou a sua marca na indústria automóvel como criadora de vários modelos que combinavam alta potência e carroçarias leves. O seu espírito inovador levou à conquista de seis título de campeã do mundo de Fórmula 1. E vários modelos de estrada (Ford Cortina, Talbot Sunbeam, Chevrolet Corvette ZR1, Opel Omega, Tesla Roadster) contam com a experiência da marca britânica a nível tecnológico, principalmente na criação de uma versão desportiva. No entanto, a Lotus pouco tem feito no capítulo do todo-o-terreno, deixando alguns dos seus fãs órfãos de emoções fora de estrada.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Salvo raras exceções, nunca existiram Lotus prontos para andar na terra. Alguns modelos foram preparados para competição, e até foram campeões de Ralicross na Grã-Bretanha e na Irlanda. A marca indiana Mahindra chegou a pedir à divisão de engenharia da marca britânica para fazer alguns ajustes ao seu veículo de todo-o-terreno Scorpio, mas foi para o fazer andar melhor em estrada. Um Lotus de todo-o-terreno era sempre uma miragem. Pelo menos, esse era o caso até agora, pois um fã francês pediu a uma casa de tuning para transformar um Lotus Elise num modelo de todo-o-terreno.

O cineasta amador Mathieu Echeverri sempre gostou de veículos TT, mas o seu amigo David Levy, dono da casa de tuning Decl-Concept, convenceu a comprar um Lotus Elise de 1999, para poder modificar. Mathieu disse a David o que queria, e este construiu o primeiro Lotus Elise Safari, um pequeno desportivo preparado para andar nos trilhos mais complicados do mundo, em qualquer tipo de piso, mesmo sem tração às quatro rodas.

Mathieu ficou impressionado com o trabalho final, que incluía novas suspensões, jantes feitas de encomenda, amortecedores revistos e pneus adaptados para as agruras das estradas de terra. O motor Rover K de 120 cv não foi mexido, pois o resultado final do Elise Safari não vai muito além dos 725 kg do modelo original. A principal diferença é que o seu centro de gravidade é mais alto, mas o carro britânico mantém-se ágil, mesmo com a suspensão levantada, em qualquer tipo de condução, dentro e fora da estrada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.