Matt Damon tem aparecido em vários filmes de ficção científica nos últimos anos, e o mais recente é “Downsizing”, traduzido em português como “Pequena Grande Vida”, que vai estrear em Portugal no próximo dia 22. Durante o filme, o ator pode ser visto a conduzir um carro que foi desenvolvido em Portugal, um modelo elétrico conhecido como Buddy.

O Buddy é uma evolução do carro elétrico dinamarquês Kewet, vendido dos anos 90, que passou a ser construído na Noruega em 2005. No entanto, o trabalho de engenharia foi feita em Matosinhos, no Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA). A equipa portuguesa criou um carro elétrico, que tem espaço para três pessoas, tamanho curto o suficiente para ser estacionado de frente ou traseira em estacionamentos paralelos, autonomia de 60 a 120 km, e bateria com garantia de 10 anos.

Já na recente conferência sobre mobilidade, a Mobi Summit, promovida pela Global Media Group, José Rui Felizardo, o CEO do CEiiA, destacou o papel muito importante deste microcarro no desenvolvimento da própria empresa, recordando que, “há dez anos, quando começámos a falar de mobilidade elétrica, esta estava fora de contexto”, mas desde então produziu-se este pequeno elétrico que também é conectado.

Em “Pequena Grande Vida”, Matt Damon voluntaria-se para participar numa experiência em que seres humanos são reduzidos para 13 cm de altura, habitando uma cidade reduzida em tamanho, e onde os seres humanos consomem uma quantidade ínfima de recursos, combatendo a sobrepopulação. Na minúscula cidade que habita, Damon desloca-se ao volante de um Buddy, como toda a população.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.