M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ir de férias implica, muitas vezes, fazer uma longa e cansativa viagem antes e depois de se chegar ao local onde se vai passar uma ou duas semanas sem se preocupar em fazer nada senão comer, dormir, passear e tirar fotografias. Imagine, então que a viagem podia ser tão confortável como a estadia, e que podia entrar no hotel logo quando saísse de casa. Esta é a proposta da Autonomous Travel Suite, um carro de autónomo que também é um quarto de hotel de luxo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Autonomous Travel Suite (Suite de Viagem Autónoma) é um veículo proposto pelo estúdio Aprilli, baseado em Los Angeles, e que foi apresentado a concurso nos Radical Innovation Awards, onde é um dos finalistas. A ideia do seu criador, Steve Lee, é que a suite autónoma vai servir como shuttle de hotel, indo buscar e levar o hóspede a casa, evitando até viagens de avião. A ideia é começar a desfrutar das férias a partir do primeiro momento. Essas horas não serão desperdiçadas, já que este hotel móvel já vem equipado com colchão de memória, cozinha com minibar, casa de banho e área de trabalho e entretenimento.

O hóspede também não precisa de se preocupar com a sua privacidade ou da família. O veículo pode ser configurado para transportar uma pessoa, um casal, uma família ou um grupo de amigos, com vários tipos de camas, e os vidros podem ser escurecidos para que ninguém possa ver o que se passa a partir do exterior. O utilizador também pode optar por extras e opcionais, como uma televisão. Para garantir o movimento em longas distâncias, bem como o acesso ao funcionamento normal de todos estes serviços, a Travel Suite vai estar equipada com painéis solares.
Na chegada ao hotel (o que poderá demorar algumas horas, mas seria o mesmo tipo de horas que iria perder com a viagem de avião, check-in e embarque, recolha da bagagem, e transporte de e para o aeroporto), o quarto de hotel móvel une-se a uma “suite mãe”, aumentando consideravelmente o espaço disponível para os hóspedes, além de ter acesso a todos os serviços normais de hotel, como ginásio e spa, bar e restaurante ou outras áreas destinadas a recreio e trabalho.

A ideia de Lee é que este quarto de hotel móvel terá que ser mais barato que um pacote de excursão com viagem e hotel. Para isso, terá que aproveitar novas economias de utilização de carros autónomas, ou reduzir os custos relacionados com a estrutura do hotel, já que grande parte deste estará a ser usado em transporte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.