Unir o prazer de condução a experiências culturais e lúdicas é o grande mote dos passeios CXperience organizados pela Mazda. Desta vez, o centro nevrálgico do passeio foi Arraiolos, a partir de onde mais de 40 modelos SUV da Mazda partiram à descoberta de alguns dos ‘segredos’ do Alentejo.

Cada vez mais afetado pelas consequências do envelhecimento populacional e da desertificação, o interior continua a reservar grandes encantos, sendo essa uma das missões dos passeios da Mazda pelo território nacional: dar a conhecer algumas das terras ou atividades de comércio típicas da cultura de Portugal. Além disso, este passeio teve ainda como objetivo proporcionar um convívio entre clientes da Mazda.

Seguindo muitas das estradas cativantes do Norte alentejano, o ponto de partida para o ‘Passeio P’lo Alentejo’ foi a Pousada de Arraiolos, com o habitual ‘welcome coffee’ aos 140 participantes e entrega dos materiais inerentes a este novo passeio. Situado num antigo mosteiro masculino do séc. XVI com vista para o vale do Alentejo, a Pousada de Arraiolos retém a traça arquitetónica daquele edifício histórico, que recebe agora nova vida como unidade hoteleira. Como aliciantes adicionais, está a apenas um quilómetro do Castelo de Arraiolos. No entanto, sendo um mosteiro, também conta com uma igreja.

Arrancando para a estrada, o dito passeio pelo Alentejo levou a comitiva de modelos CX-3, CX-5 e CX-30 a passar por locais como o Redondo, Aldeia da Serra e por caminhos menos habituais em terra batida (parte do Caminho de Santiago) com dificuldades moderada para não comprometer nenhum dos veículos.

Uma vez chegados a Terrugem, na região de Elvas, entrava na equação a também indispensável gastronomia, cabendo na parte da tarde dois trajetos com características diversas, um de 33 km e outro de 38 km, que levou o grupo até São Pedro do Corval, ali fazendo-se uma visita à Olaria Patalim, uma das muitas existentes naquela localidade. Pelo meio, uma passagem pelos terrenos do Alqueva.

A primeira Mazda CXperience do ano culminou na destilaria Sharish, nos arredores de Reguengos de Monsaraz, envolvendo uma visita às instalações e uma degustação de gins nacionais.