M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os amantes do campismo pensam na natureza como um local confortável longe do stresse da civilização. Mas o campo também é um local de extremos, com formas de vida hostis e picos de temperatura, onde o conforto necessita de algum trabalho. E a BMW não se importou de ter esse trabalho ao criar esta tenda de campismo com atrelado, que consegue isolar completamente os ocupantes do frio extremo, graças ao uso de nanotecnologia. Esta é mais uma das várias propostas futuristas que estiveram em exibição no CES, em Las Vegas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Futurelight é o resultado de uma parceria entre a divisão Designworks da BMW e a marca de roupa para condições extremas The North Face. Concebida inteiramente de forma digital e contando com uma estrutura bastante leve, a Futurelight utiliza tecnologia de nanoconfeção, tecendo os materiais da tenda a um nível microscópico. Assim, as duas empresas conseguiram criar uma tenda de campismo que pode ser transportada facilmente num atrelado, proteger os ocupantes de temperaturas baixas, chuva e neve e ainda assim permitir-lhes respirar o ar exterior sem necessidade de ventilação adicional.

O tecido usado na camada exterior é flexível, montado sobre uma cúpula geodésica que providencia o isolamento. Desta forma, a BMW e a The North Face podem demonstrar que este tipo de tecnologia pode ser usado em muito mais que roupa e que também tem utilidade na construção rápida e barata de estruturas em locais remotos e em condições onde um ser humano precisa de proteção especial contra os elementos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.