UrbanGlide: uma mão cheia de soluções de mobilidade urbana

10/06/2019

De bicicletas a trotinetes elétricas; de motocross a motoquatro. A UrbanGlide deu a conhecer cinco novas propostas de mobilidade para o meio urbano

Não uma, nem duas, três ou quatro. Foram cinco as soluções de mobilidade urbana apresentadas pela UrbanGlide: as Bike 140, Ride 81 – XL e Ride 100, a pensar numa utilização citadina e sustentável; e as Quad 4.0 e Motorcross 2.0, destinadas aos mais novos, porque a diversão também pode ser um assunto levadio a sério.

Bicicletas e trotinetes elétricas

Começando pelo primeiro modelo, a Bike 140, trata-se de uma bicicleta elétrica e ergonómica, que tem a particularidade de poder ser levada para todo o lado, uma vez que é dobrável. Com uma alimentação de 100-240 V (50-60 HZ), demora até três horas a carregar completamente, o que lhe permite ter uma autonomia de até 18 quilómetros, alcançar uma velocidade máxima de 25 km/h e transportar 120 kg. Possui um suporte no guiador para smartphone e também tem uma app que poderá ser emparelhada com a bicicleta de forma a ter vários dados sobre a mesma (estado da bateria, velocidade, temperatura, entre outras informações). Concebida em alumínio, pesa 15 kg e possui rodas de 14’’.

A Ride 81 – XL, também totalmente dobrável, dispõe de uma autonomia de máxima de 25 quilómetros e necessita das mesmas três horas para ter a carga completa. Possui rodas perfuradas de 8’’, que lhe conferem uma boa estabilidade e amortecem melhor as trepidações, contando, para isso, com o apoio de dois amortecedores (à frente e atrás). No guiador, encontra-se um ecrã LED com comandos e também com várias informações disponíveis. Para a segurança de quem a usa, possui vários potentes LED de sinalização, que tornam a bicicleta perfeitamente visível quando em circulação na via pública.
Novidade da gama é ainda a UrbanGlide Ride 100, uma trotinete com autonomia máxima de 15 quilómetros, que consegue atingir uma velocidade de 25 km/h. Dispõe de um ecrã LED no guiador com dados sobre a trotinete e pode transportar pesos até 100 kg. Além disso, tem capacidade para subir inclinações de 18 graus e possui rodas de 10’’ para garantir uma estabilidade acrescida. Com o corpo em alumínio, a trotinete pesa 13 kg e é totalmente dobrável, de forma a facilitar o transporte.

Brincar a sério

Para os mais novos (mas com idades superiores a oito anos), a UrbanGlide apresentou duas propostas radicais. A primeira, responde pelo nome de Quad 4.0 e trata-se de uma motoquatro de visual agressivo. Consegue suportar pesos de 54 kg e conta com duas baterias de 6,5 Ah. Os pneus 12’’ permitem andar por vários terrenos; a autonomia é de 40 minutos, sendo necessário, para tal, uma carga de oito horas. A velocidade máxima é de 11 k/h. Como reforço de segurança, dispõe de travões de disco.
Por sua vez, a Motorcross 2.0 é uma moto 100% elétrica, que conta com um motor 250 W, duas baterias de 7,5 Ah. Com carregamento completo (que demora oito horas), tem uma autonomia de 40 minutos e pode alcançar velocidades de 22 km/h. Os pneus são de 12’’ e transporta uma carga máxima de 68 kg, possuindo travões de disco, para uma maior segurança das crianças.

Assistência “on demand”

A UrbanGlide é uma marca (pertencente à PACT Informatique) presente, em Portugal, desde 2014, comercializando soluções de mobilidade urbana, como trotinetes elétricas, hoverboards e karts, por exemplo. Carlos Luís, Sales Manager da empresa, no nosso país, acredita que o futuro joga a favor deste tipo de propostas sustentáveis. Segundo garantiu ao Motor 24, as várias empresas de aluguer de trotinetes existentes no mercado “não são vistas como concorrentes”. Pelo contrário. “Quem as utiliza, de modo regular, poderá fazer as contas e concluir, muito facilmente, que bastam uns meses para compensar mais comprar umas das nossas”, afirmou.
O responsável assume-se como um forte defensor da segurança. A lei ainda é um pouco cinzenta sobre a obrigatoriedade do uso de capacetes. Mas, para si, estes utensílios de proteção são fundamentais, tal como o uso, de coletes refletores, no caso dos mais novos.
Importante, para Carlos Luís, é ainda o serviço de assistência “on demand” da UrbanGlide. “Sempre que alguém necessitar, basta ligar, e terá o devido apoio, onde quer que se encontre”, garantiu a mesma fonte.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.