A Lotus anunciou o estabelecimento de uma parceria com a Williams Advanced Engineering, divisão de desenvolvimento tecnológico da equipa de Fórmula 1, para a pesquisa e construção de “novas tecnologias de propulsão avançadas”.

A Williams Advanced Engineering é uma divisão da equipa de Fórmula 1 que se tem especializado na conceção de tecnologias avançadas de motorização e que já trabalhou com diversos fabricantes automóveis, como a Jaguar, colocando em estrada alguns dos avanços registados nas pistas de competição.

“A nossa nova parceria tecnológica com a Williams Advanced Engineering integra-se na nossa estratégia de expansão das nossas competências e dos nossos conhecimentos no panorama automóvel em rápida mutação”, começou por referir o CEO da Lotus Cars, Phil Popham, acrescentando também que a aplicação destes novos motores avançados “podem oferecer numerosas soluções excitantes através de múltiplos setores”.

Embora não se conheçam muitos mais detalhes desta parceria, a revista britânica Autocar dá conta de que esta cooperação irá dar resultado a um hiperdesportivo exclusivo por parte da Lotus, com a marca a conceber o veículo e a sua estrutura geral, sempre assente nos princípios da agilidade e leveza, enquanto a Williams tratará de desenvolver uma motorização elétrica para movimentá-lo. A Autocar dá ainda conta de que o nome de código deste projeto é Omega.