O Grupo Volkswagen registou uma quebra de 86,1% nos lucros no primeiro trimestre de 2020, em comparação com período homólogo de 2019, refletindo assim os efeitos da pandemia de Covid-19, que obrigou à paragem da produção a nível internacional e ao encerramento de concessionários em diversos países. Ainda assim, alcançou um lucro de 405 milhões de euros.

Se já tinha anunciado que não iria oferecer uma perspetiva financeira dos seus negócios para 2020 devido à incerteza causada pela Covid-19, o grupo germânico, que inclui marcas como a Volkswagen, Audi, Skoda, SEAT e Porsche, entre outras, informou hoje que a faturação baixou entre janeiro e março 55 milhões de euros, 8,3% menos do que em 2019 quando registou 60.012 milhões de euros.

Devido à pandemia do novo coronavírus verificou-se uma redução nas vendas e o diretor financeiro, Frank Witter, disse que foram tomadas medidas para “reduzir os custos e garantir a liquidez”.

O grupo começou a organizar gradualmente a produção industrial tendo sido retirados os prognósticos de lucro para 2020, após a queda do resultado operativo no primeiro trimestre por causa dos efeitos da pandemia.

Mesmo assim o grupo alemão prevê “conseguir benefícios operativos” durante o ano, mas muito abaixo dos que foram obtidos no ano passado.

Com Lusa.