O mercado automóvel nacional continua com tendência negativa, com os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a apontarem para uma descida de 13% em outubro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. De janeiro a outubro, a quebra é de 36,3% de um ano para o outro.
Sem medidas de incentivo ao setor automóvel propostas no Orçamento do Estado para 2021, a ACAP destaca que a situação em Portugal acaba por ser “mais problemática” face a muitos dos outros mercados europeus, já que no acumulado de janeiro a outubro “Portugal continua, assim, a ter uma das maiores quedas percentuais do mercado em toda a União Europeia”.
Com 143.733 novos veículos matriculados nos primeiros 10 meses do ano, a tendência verificada até aqui aponta para um dos piores desempenhos do mercado em anos recentes. Já em outubro, foram matriculados 16.565 veículos automóveis, ou seja, menos 13% do que em igual mês do ano anterior.
Por tipo de veículo, o mercado de ligeiros de passageiros representou menos 12,6% face a outubro de 2019, com um total de 13.679 unidades matriculadas. No cômputo de 2020, as matrículas totalizaram 119.339 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 37,1% relativamente a período homólogo de 2019.
No mercado de ligeiros de mercadorias, houve uma evolução desfavorável em outubro de 15,1% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2477 unidades matriculadas. Em termos acumulados, nos dez meses de 2020, o mercado atingiu 21.104 unidades, o que representou uma queda de 32,1% face ao período homólogo do ano anterior.
Por último, quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em outubro verificou-se uma queda de 15% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 409 veículos desta categoria. De janeiro a outubro, há 3290 unidades, o que representou também uma queda do mercado de 32,2%.
Outubro com três marcas muito perto
Por construtor, o mês de outubro acabou por ser bastante renhido, com três marcas bastante próximas no topo da tabela de vendas. A Peugeot foi a marca mais vendida em outubro, com 1661 unidades matriculadas, equivalente a uma quota de mercado de 12,14% (ainda assim uma quebra face ao mesmo mês de 2019), ao passo que a Renault, líder de mercado no total do ano, ficou pouco atrás, com 1634 registos, para uma quota de mercado de 11,95%. No terceiro lugar ficou a Mercedes-Benz, uma vez mais a marca líder entre as Premium, com 1557 matrículas, equivalente a uma quota de 11,38%. A marca alemã teve, aliás, o maior crescimento do top 10, com um aumento de 9,6% entre um ano e o outro.
Houve apenas mais uma marca com quatro dígitos, neste caso a BMW, com 1053 unidades matriculadas, para uma quota de mercado de 7,70% (embora com uma queda homóloga de 14,6%). Seguem-se Citroën, com 724 unidades (menos 16,0%), e Volkswagen, com 714 registos (menos 12,9%).
No cômputo do ano, a Renault mantém a liderança, mas com uma ténue vantagem sobre a Peugeot, num duelo de língua francesa. A marca do losango tem um acumulado de 14.670 unidades, menos 40,8% face a 2019 e com uma quota de mercado de 12,29%, enquanto a do ‘leão’ tem um acumulado de 13.170 unidades vendidas, com uma quebra de 34,6% face ao ano passado e uma quota de 11,04%.
Volta a ser a Mercedes-Benz a marcar alguma diferença, uma vez que a marca alemã tem uma quebra mais suave, numa redução de 16,1% face a 2019: 11.846 registos e uma quota de mercado de 9,93%.
| Outubro | Janeiro – Outubro | ||||||
| Unidades | % | Quota (%) | Unidades | % | Quota (%) | ||
| 2020 | Var. | 2020 | 2020 | 2019 | Var. | 2020 | |
| Renault | 1 634 | 0,6 | 11,95 | 14 670 | 24 797 | -40,8 | 12,29 |
| Peugeot | 1 661 | -9,4 | 12,14 | 13 170 | 20 138 | -34,6 | 11,04 |
| Mercedes-Benz | 1 557 | 9,6 | 11,38 | 11 846 | 14 114 | -16,1 | 9,93 |
| BMW | 1 053 | -14,6 | 7,70 | 8 331 | 11 337 | -26,5 | 6,98 |
| Citroën | 724 | -16,0 | 5,29 | 6 906 | 12 407 | -44,3 | 5,79 |
| Nissan | 539 | -18,1 | 3,94 | 6 169 | 8 620 | -28,4 | 5,17 |
| Seat | 672 | -17,9 | 4,91 | 5 865 | 9 513 | -38,3 | 4,91 |
| Volkswagen | 714 | -12,9 | 5,22 | 5 648 | 9 100 | -37,9 | 4,73 |
| Ford | 608 | -12,1 | 4,44 | 5 409 | 7 755 | -30,3 | 4,53 |
| Fiat | 640 | -9,5 | 4,68 | 5 365 | 12 439 | -56,9 | 4,50 |
| Toyota | 375 | -49,3 | 2,74 | 5 046 | 8 222 | -38,6 | 4,23 |
| Hyundai | 448 | -6,1 | 3,28 | 4 423 | 5 204 | -15,0 | 3,71 |
| Dacia | 449 | -6,1 | 3,28 | 3 886 | 5 292 | -26,6 | 3,26 |
| Opel | 392 | -32,2 | 2,87 | 3 838 | 9 282 | -58,7 | 3,22 |
| Volvo | 358 | -16,4 | 2,62 | 3 247 | 4 421 | -26,6 | 2,72 |
| Kia | 379 | -19,4 | 2,77 | 2 852 | 4 534 | -37,1 | 2,39 |
| Audi | 371 | 27,1 | 2,71 | 2 384 | 3 154 | -24,4 | 2,00 |
| MINI | 151 | -24,9 | 1,10 | 1 494 | 2 236 | -33,2 | 1,25 |
| Mitsubishi | 79 | -44,4 | 0,58 | 1 312 | 2 614 | -49,8 | 1,10 |
| Tesla | 6 | -14,3 | 0,04 | 1 070 | 1 621 | -34,0 | 0,90 |
| Skoda | 165 | 60,2 | 1,21 | 1 066 | 1 407 | -24,2 | 0,89 |
| Mazda | 154 | -18,9 | 1,13 | 921 | 2 211 | -58,3 | 0,77 |
| Honda | 123 | 21,8 | 0,90 | 893 | 1 249 | -28,5 | 0,75 |
| Porsche | 79 | -31,3 | 0,58 | 697 | 619 | 12,6 | 0,58 |
| Jeep | 56 | -57,9 | 0,41 | 610 | 1 376 | -55,7 | 0,51 |
| Land Rover | 53 | 51,4 | 0,39 | 421 | 517 | -18,6 | 0,35 |
| Smart | 51 | -79,4 | 0,37 | 404 | 2 752 | -85,3 | 0,34 |
| DS | 56 | -21,1 | 0,41 | 403 | 523 | -22,9 | 0,34 |
| Jaguar | 37 | -43,9 | 0,27 | 332 | 730 | -54,5 | 0,28 |
| Lexus | 40 | -32,2 | 0,29 | 267 | 449 | -40,5 | 0,22 |
| Suzuki | 14 | -50,0 | 0,10 | 152 | 387 | -60,7 | 0,13 |
| Alfa Romeo | 34 | 385,7 | 0,25 | 144 | 515 | -72,0 | 0,12 |
| Ferrari | 5 | 150,0 | 0,04 | 22 | 23 | -4,3 | 0,02 |
| Iveco | 0 | -100,0 | 0,00 | 22 | 23 | -4,3 | 0,02 |
| Bentley | 0 | -100,0 | 0,00 | 19 | 20 | -5,0 | 0,02 |
| Lamborghini | 0 | -100,0 | 0,00 | 14 | 19 | -26,3 | 0,01 |
| Man | 0 | -100,0 | 0,00 | 9 | 7 | 28,6 | 0,01 |
| Alpine | 1 | -66,7 | 0,01 | 6 | 24 | -75,0 | 0,01 |
| Maserati | 1 | 0,0 | 0,01 | 4 | 16 | -75,0 | 0,00 |
| Aston Martin | 0 | — | 0,00 | 2 | 6 | -66,7 | 0,00 |
| Total | 13 679 | -12,6 | 100,00 | 119 339 | 189 673 | -37,1 | 100,00 |
| Origem: AT | |||||||
| Fonte: ACAP | |||||||