O mercado automóvel em Portugal registou em setembro um crescimento de 14,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mantendo-se assim a toada de recuperação que é sublinhada ainda pelo aumento cada vez mais significativo de vendas de automóveis alimentados a energias alternativas (com destaque para a eletrificação).

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados em setembro de 2023 um total de 17.021 veículos, mais 14,5% quando comparado com o mesmo mês de 2022. Prossegue dessa forma a recuperação de um mercado que foi muito afetado pela pandemia de Covid-19, pese embora um aumento atual do custo dos automóveis novos.

De acordo com os mesmos dados, de janeiro a setembro de 2023 foram colocados em circulação 178.828 novos veículos, o que representa um aumento de 31,7% em comparação com o período homólogo de 2022.

No mercado de automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados em setembro 14.077 veículos, num crescimento de 12,6% face ao mesmo mês do ano passado. Na contabilização dos nove meses do ano, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 153.356 unidades, o que se traduz num acréscimo de 34,1%.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, em setembro de 2023, as energias alternativas representaram 59,8% dos automóveis novos vendidos, assumindo-se cada vez mais como a tendência dominante, muito por ‘culpa’ também do aumento da oferta no mercado por parte dos construtores.

O mesmo começa a ser percetível quando se avalia o cômputo de janeiro a setembro, no qual 49,5% dos ligeiros de passageiros matriculados novos eram já movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos (16,7%) e híbridos (15%). As vendas de modelos a gasolina correspondem a 38%, enquanto as de automóveis a gasóleo correspondem a 12,5%, num valor cada vez mais reduzido.

No mercado de ligeiros de mercadorias registou-se, no nono mês de 2023, registaram-se 2408 unidades matriculadas, verificando-se um crescimento de 26,8% quando comparado com o mesmo mês de 2022. Em termos acumulados, o mercado atingiu 20.196 unidades, o que representa um aumento de 18,7% em comparação com o mesmo período do ano de 2022.

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em setembro de 2023 verificou-se um aumento de 16,0% face ao mesmo mês do ano passado, com um total de 536 veículos desta categoria matriculados. Em termos acumulados, de janeiro a setembro de 2023, as matrículas desta categoria totalizaram 5276 unidades, um aumento de 19,9% quando o período homólogo de 2022.

Mercedes-Benz na frente em setembro

A Mercedes-Benz foi a marca que mais ligeiros de passageiros matriculou em setembro, com um total de 1549 unidades registadas, um aumento de 10,4% face ao mesmo mês do ano passado, tendo a Dacia ficado em segundo lugar, com 1452 unidades vendidas, representando um crescimento de 72,4% face ao mesmo mês de 2022.

Na terceira posição no mês de setembro ficou a Peugeot, com 1388 unidades matriculadas, subindo apenas 8,3% face ao mês homólogo de 2022, com a BMW a ser a quarta mais vendida do mês, com 1227 unidades, também com um crescimento significativo de 67,9%.

Aparece depois a Renault, com 912 unidades matriculadas em setembro, ligeiramente abaixo do valor registado no passado (-0,9%).

No somatório dos nove meses do ano, a Peugeot continua tranquilamente na frente, com um total de 17.253 unidades matriculadas entre janeiro e setembro, crescendo 35,6% em comparação direta com o mesmo período do ano passado. A Renault está em segundo lugar na tabela, com 12.010 registos, um aumento de 45,5% face a igual período de 2022, com outra marca do Grupo Renault, a Dacia, a surgir no terceiro posto, com 11.092 ligeiros de passageiros matriculados, representando um aumento de 67,8%.

Na luta pelos premium, a Mercedes-Benz voltou a ganhar vantagem sobre a BMW, com a marca da ‘estrela’ a figurar no quarto lugar com um total de 10.723 unidades registadas, mais 23,8% do que em comparação com o período homólogo, ao passo que a marca bávara conta com 10.343 unidades matriculadas, mais 41,7% do que face a 2022.

Surgem depois Volkswagen (9355, mais 55,6%), Toyota (7810, mais 6,0%), Citroën (7416, mais 6,9%), SEAT (6480, mais 37,4%) e Opel (6201, mais 46,6%) no lote das dez mais vendidas. A Tesla surge em 11º da tabela, com 6125 automóveis ligeiros de passageiros matriculados, um aumento substancial de 277,2% em comparação com a mesma fase do ano passado, quando os problemas de produção eram mais evidentes.