O mercado automóvel em Portugal encerrou 2021 com mais um resultado negativo comparativamente com 2020, embora na soma do ano se verifique um ligeiro aumento de 1,9%. Como se pode ler neste artigo, a Peugeot quebrou a longa hegemonia de mais de duas décadas de liderança do mercado da Renault e foi a mais vendida no nosso país em 2021.
De acordo com os dados da Associação de Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), em dezembro de 2021 foram matriculados pelos 16.333 veículos automóveis, menos 28,0% do que no mesmo mês de 2019 e menos 10,7% quando comparado com dezembro de 2020.
Em 2021, foram colocados em circulação 180.277 novos veículos, o que representou uma diminuição de 32,7% relativamente a 2019, apesar da comparação com 2020 apresentar um ligeiro aumento de 1,9%.
Num ano que se esperava de recuperação após os acontecimentos inesperados de 2020 com o surgimento da pandemia de Covid-19, que se repercutiu nos cenários de confinamentos em muitos países, essa mesma circunstância – agravada pela variante Delta na primeira metade do ano – e a falta de chips semicondutores para os elementos eletrónicos dos automóveis levou a que houvesse uma falha no lado da oferta, com muitos construtores a não conseguirem ter automóveis para entrega.
No que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados 12.608 veículos no mês de dezembro, uma quebra de 11,5% face a igual período do ano passado. De janeiro a dezembro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 146.637 unidades, o que se traduziu numa ligeiríssima subida de 0,8%.
Quanto aos veículos ligeiros de mercadorias (VCL), matricularam-se 3281 unidades no mês de dezembro, uma quebra de 10,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados, o mercado atingiu 28.790 unidades, o que representou um aumento de 4,4% em comparação com o ano de 2020.
Por último, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em dezembro de 2021 verificou-se um aumento de 21,6%. No total de 2021, as matrículas desta categoria totalizaram 4850 unidades, num aumento de 21,3% quando comparado com o ano de 2020.
Eletrificados crescem em grande número
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas houve um crescimento generalizado de diversas soluções, com destaque para os automóveis elétricos, que aumentaram 69,3% em comparação com o ano passado. No total, venderam-se 13.260 elétricos em Portugal em 2021, numa tendência que também se verificou nos híbridos Plug-in (PHEV), que subiram 32,0%.
O mercado de automóveis a GPL – que em 2020 teve uma grande aposta da Dacia, muito em concreto – também subiu, com um crescimento de 94,2%, com 3524 unidades matriculadas.
Fazendo as contas a todos os tipos de automóveis de energias alternativas – incluindo também os de gás natural (GNC) –, registou-se um aumento acentuado de 54,2%, demonstrando que o mercado nacional é um dos que mais aberto está à adoção de motorizações alternativas.
Matrículas de veículos automóveis em Portugal
| Dezembro 2021 | Janeiro a Dezembro 2021 | |||||
| Unid. | % var. 21/19 | % var. 21/20 | Unid. | % var. 21/19 | % var. 21/20 | |
| Ligeiros de Passageiros1 | 12 608 | -28,9% | -11,5% | 146 637 | -34,5% | 0,8% |
| Ligeiros de Mercadorias | 3 281 | -27,7% | -10,7% | 28 790 | -25,1% | 4,4% |
| Total de Ligeiros2 | 15 889 | -28,6% | -11,4% | 175 427 | -33,1% | 1,4% |
| Veículos Pesados | 444 | 2,5% | 21,6% | 4 850 | -13,0% | 21,3% |
| Total Mercado Automóvel | 16 333 | -28,0% | -10,7% | 180 277 | -32,7% | 1,9% |
Fonte: ACAP