O mercado automóvel português voltou a crescer em fevereiro, com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a mostrarem um aumento de 26,7% em fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado. Os automóveis 100% elétricos (BEV) totalizaram 15,6% dos veículos ligeiros de passageiros novos matriculados no segundo mês de 2024.

Em fevereiro, foram matriculados 23.454 veículos automóveis novos, ou seja, mais 26,7% do que no mesmo mês de 2023, enquanto a soma dos dois meses revela um crescimento de 17,5% face a igual período do ano anterior, equivalendo a 42.280 novas matrículas.

O segmento mais relevante é o dos automóveis ligeiros de passageiros, que teve um aumento de 27,6% face a fevereiro de 2024, representando 20.511 unidades novas registadas. Somando janeiro e fevereiro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 36.248 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 18% relativamente ao período homólogo de 2023.

Enquadrando os veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, verificou-se que, nos dois primeiros meses do ano, houve já uma superioridade deste tipo de soluções, com 50,4% de veículos movidos a energias alternativas registados, com destaque para os híbridos e elétricos. Nota para o facto de 15,7% das vendas terem correspondido a elétricos (BEV), enquanto no mês de fevereiro foi de 15,6%.

No mercado de ligeiros de mercadorias, registou-se uma evolução positiva de 17,1% em fevereiro de 2024 face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2385 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 4748 unidades, o que representou um aumento de 12,5% face ao mesmo período do ano de 2023.

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em fevereiro verificou-se um aumento de 38,8% em relação ao mês homólogo de 2023, tendo sido comercializados 558 veículos desta categoria. Nos dois meses de 2024, as matrículas desta categoria totalizaram 1284 unidades, ou seja, um aumento de 24,4% em comparação com o mesmo período de 2023.

Peugeot, Renault e Citroën em destaque

Por marcas e apenas no que diz respeito aos ligeiros de passageiros, a Peugeot foi aquela que mais se destacou, com 2625 unidades matriculadas em fevereiro, mais 17% do que no mesmo mês do ano passado, enquanto a Renault foi a segunda melhor, com 1782 unidades matriculadas, crescendo 43,7% em comparação com o mês de 2023. A Citroën, com 1679 unidades matriculadas, ficou na terceira posição, logo à frente da Dacia (1375), Mercedes-Benz (1310), Tesla (1155) e BMW (1131).

No acumulado dos dois primeiros meses, a Peugeot reforçou a sua liderança do mercado nacional, com 4711 unidades matriculadas, tendo um volume de vendas 31,7% superior, crescendo também a quota de mercado, que atinge agora os 13% (face aos 11,64% do período equivalente do ano passado). A Dacia segue no segundo lugar, com 2672 unidades matriculadas, crescendo 46,7% face a 2023, com a sua quota a crescer também para os 7,37%.

A marca romena está è frente de uma série de outras marcas separadas por margens curtas: a Renault está em terceiro, com 2627 unidades matriculadas, num crescimento mais ténue de 9,5% (7,25% de quota), com a Citroën no seu encalço, com 2609 automóveis registados, subindo 68,6% nas vendas e de 5,04% para 7,20% na quota de mercado.

Mercedes-Benz (2499 unidades, mais 21,5%), BMW (2105 unidades, mais 1,3%), Toyota (2020 unidades, mais 5,3%) e Tesla (1704 unidades, mais 53,9%) aparecem nas posições seguintes.