O mercado automóvel continua a demonstrar dificuldades para a retoma, com os dados das vendas relativos a julho a apontarem para uma queda de 21,4% face ao mesmo mês de 2020. Renault foi a marca mais vendida do mês de julho, mas com escassa margem sobre a Renault e sobre a BMW.

Numa evidência de que o mercado automóvel nacional permanece em dificuldades, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revela que no passado mês de julho foram registados 14.219 veículos, uma descida de 21,4% face ao mesmo mês de 2020, numa altura em que a pandemia estava ainda longe de contar com uma ‘luz ao fundo do túnel’, como sucede atualmente com a vacinação (apesar do perigo das novas variantes).

A diferença é ainda mais gritante quando se comparam os valores de julho de 2021 com os do mês homólogo de 2019, quando a pandemia de Covid-19 não fazia ainda parte, sequer, do imaginário de todos.

Nos sete meses de 2021, foram colocados em circulação 113.541 novos veículos, o que representou uma diminuição de 34,2% relativamente ao mesmo período de 2019, apesar da comparação com 2020 mostrar um aumento de 18,1%.

No que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados em julho 12.323 veículos, menos 19,0% do que em 2020. No cômputo dos sete primeiros meses, as matrículas de totalizaram 93.768 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 36,2% relativamente ao período homólogo de 2019. Em comparação com os sete meses de 2020, o mercado registou um aumento de 17,1%.

O mercado de ligeiros de mercadorias registou uma quebra de 35,9% face a julho de 2020 e de 48,3% face ao mesmo mês de 2019, com um total de 1622 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 16.931 unidades, um decréscimo de 23,6% face ao período homólogo do ano de 2019, mas um aumento de 19,6% em comparação com o período homólogo de 2020.

Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em julho de 2021 foram matriculados 274 veículos, o que representa um aumento de 26,3% face ao mesmo mês do ano 2019, mas uma queda de 24,5% em comparação com o mesmo mês de 2020. Nos sete meses de 2021 as matrículas desta categoria totalizaram 2842 unidades, um aumento de 50,1% quando comparado com o mesmo período de 2020.

Renault a mais vendida em julho

Quanto às vendas por marcas, a Renault foi a marca mais vendida do mês de julho de 2021, com 1172 unidades matriculadas, mas com uma quebra de 37,1% face ao mesmo mês do ano passado, para uma quota de mercado de 9,51%. Seguiu-se a Peugeot, com 1108 unidades registadas, menos 32,5% do que no mesmo mês de 2020, obtendo uma quota de mercado de 8,99%. De resto, apenas a BMW conseguiu também superar a barreira das mil unidades vendidas em julho, com 1020 matrículas, um aumento de 15,6% face ao ano passado, obtendo assim uma quota de 8,28%. A Mercedes-Benz foi a quarta melhor do mês, com 961 matrículas, menos 34,0% face há um ano, para uma quota de 7,80%.

No cômputo do mercado, a Peugeot lidera, com 10.633 unidades matriculadas nos primeiros sete meses do ano, crescendo 22,1% face ao período homólogo de 2020, com uma quota de mercado de 11,34%. A Renault está em segundo lugar, com 10.204 unidades vendidas, num aumento de 4,4% face a 2020, correspondente a uma quota de mercado de 10,88%.

A Mercedes-Benz está no terceiro lugar, com 7573 unidades matriculadas este ano, caindo 0,9% face ao mesmo período de 2020, com 8,08% de quota de mercado. Na batalha pelas marcas Premium, a BMW está agora mais próxima, situando-se na quarta posição, com 7342 unidades registadas, num aumento de 33,4% face a igual período de 2020, para uma quota de 7,83%.