Embora a ACAP destaque que os resultados de 2023 estão ainda aquém dos valores de 2019 (-15,9%), naquele que foi o último ano pré-pandemia, as vendas de automóveis novos têm aumentado ao longo do primeiro semestre deste ano, com um notório crescimento também nas vendas de automóveis a novas energias.
Em relação ao mês de junho, foram matriculados 25.773 veículos automóveis, ou seja, mais 42% do que em comparação com o mesmo mês de 2022. Já de janeiro a junho, foram colocados em circulação 127.283 novos veículos, o que representa um aumento de 40,7% face a período homólogo do ano transato.
Por categorias, no que toca aos automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados em junho 22.041 unidades, mais 41,7% do que no mesmo mês do ano passado, enquanto no cômputo dos primeiros seis meses, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 110.155 unidades, o que se traduz num crescimento de 45,4%.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, de janeiro a junho, refira-se que 46,4% dos veículos novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. A fatia desta tipologia de veículos é já bem superior à dos automóveis exclusivamente a gasolina (40,6%), enquanto o Diesel vai perdendo cada vez mais expressão, representando apenas 13% das vendas entre janeiro e junho.
Em particular, verifica-se que 15,5% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, correspondendo já à maior fatia de veículos vendidos entre as energias alternativas. Os híbridos (HEV) representam 15,2%, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) perfazem 11,1% do total de vendas.
Já nos veículos ligeiros de mercadorias, matricularam-se 3172 unidades, crescendo 62,3% face ao mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados, o mercado atingiu 13.717 unidades, o que representa um aumento de 16,5% em comparação com o primeiro semestre do ano de 2022.
Por fim, no que diz respeito aos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em junho de 2023 foram comercializados 560 veículos desta categoria, caindo 12,6% face ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, as matrículas desta categoria totalizaram 3411 unidades, num aumento de 16,9% quando comparado com o primeiro semestre do ano de 2022.
Por marcas, a Peugeot evidencia cada vez maior disponibilidade em termos de entregas de automóveis e matriculou um total de 3107 ligeiros de passageiros novos em junho de 2023, aumentando 80,7% face ao mesmo mês do ano passado e incrementando a sua quota de mercado do mês para 14,10%. Um resultado significativo, tanto mais que a Renault matriculou 1872 unidades no sexto mês do ano, aumentando também as vendas em 8% embora perdendo quota de mercado face ao ano precedente. A Dacia foi a terceira marca mais vendida de junho, com 1541 unidades registadas em Portugal, menos 5,9% do que no mesmo mês do ano passado, ao passo que a Volkswagen teve um dos maiores ‘saltos’, com 1415 veículos vendidos, crescendo 105,1% face a junho de 2022.
Mais atrás, a Mercedes-Benz foi a quinta mais vendida e a melhor das Premium, com 1357 unidades matriculadas (+27,9%), logo à frente da rival BMW, que registou 1283 veículos (+32%). Seguem-se Citroën (1226; +96,2%), Toyota (1178; +39,4%), Opel (1128; +135%) e SEAT (1118; +101,1%).
Já no cômputo dos seis primeiros meses do ano, a Peugeot reforçou a sua liderança, tendo um acumulado de 12.914 veículos ligeiros de passageiros matriculados, num crescimento de 48,2% e com uma quota de mercado de 11,72%, sendo mesmo a única acima dos dez por cento. A Renault segue em segundo, com 9466 unidades matriculadas, crescendo 68,6% face a junho do ano passado, com um aumento de quota de mercado para 8,59%. A Dacia ocupa o lugar mais baixo do pódio, com 7652 unidades matriculadas, mais 74,1% do que no mesmo mês do ano passado, para uma quota de 6,95%.
As restantes integrantes do top 10 das marcas mais vendidas – Toyota, Citroën, SEAT e Opel – apresentam todas ganhos face ao período homólogo em análise, sendo de notar que a Tesla aparece já à beira de entrar nesse mesmo top 10. A marca de automóveis elétricos matriculou mais 862 veículos em junho e tem, no acumulado do primeiro semestre, 4108 automóveis registados, verificando-se um crescimento de 290,9% de ano para ano.
| MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||
| (Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||
| Junho | Janeiro – Junho | |||||||
| Unidades | Var. | Unidades | Var. | Quota (%) | ||||
| 2023 | 2022 | % | 2023 | 2022 | % | 2023 | 2022 | |
| Peugeot | 3 107 | 1 719 | 80,7 | 12 914 | 8 714 | 48,2 | 11,72 | 11,50 |
| Renault | 1 872 | 1 734 | 8,0 | 9 466 | 5 615 | 68,6 | 8,59 | 7,41 |
| Dacia | 1 541 | 1 637 | -5,9 | 7 652 | 4 395 | 74,1 | 6,95 | 5,80 |
| Volkswagen | 1 415 | 690 | 105,1 | 7 563 | 3 643 | 107,6 | 6,87 | 4,81 |
| BMW | 1 283 | 972 | 32,0 | 7 041 | 5 150 | 36,7 | 6,39 | 6,80 |
| Mercedes-Benz | 1 357 | 1 061 | 27,9 | 7 038 | 5 255 | 33,9 | 6,39 | 6,94 |
| Toyota | 1 178 | 845 | 39,4 | 5 933 | 5 437 | 9,1 | 5,39 | 7,18 |
| Citroën | 1 226 | 625 | 96,2 | 5 127 | 4 871 | 5,3 | 4,65 | 6,43 |
| Seat | 1 118 | 556 | 101,1 | 5 048 | 3 555 | 42,0 | 4,58 | 4,69 |
| Opel | 1 128 | 480 | 135,0 | 4 802 | 2 494 | 92,5 | 4,36 | 3,29 |
| Tesla | 862 | 459 | 87,8 | 4 108 | 1 051 | 290,9 | 3,73 | 1,39 |
| Ford | 521 | 370 | 40,8 | 3 775 | 1 870 | 101,9 | 3,43 | 2,47 |
| Nissan | 575 | 548 | 4,9 | 3 725 | 2 726 | 36,6 | 3,38 | 3,60 |
| Kia | 941 | 660 | 42,6 | 3 682 | 3 385 | 8,8 | 3,34 | 4,47 |
| Hyundai | 514 | 777 | -33,8 | 3 232 | 3 976 | -18,7 | 2,93 | 5,25 |
| Fiat | 377 | 764 | -50,7 | 3 035 | 2 589 | 17,2 | 2,76 | 3,42 |
| Audi | 595 | 273 | 117,9 | 2 573 | 1 888 | 36,3 | 2,34 | 2,49 |
| Volvo | 489 | 156 | 213,5 | 2 507 | 1 890 | 32,6 | 2,28 | 2,50 |
| Skoda | 400 | 145 | 175,9 | 2 023 | 992 | 103,9 | 1,84 | 1,31 |
| Mitsubishi | 382 | 240 | 59,2 | 1 383 | 1 203 | 15,0 | 1,26 | 1,59 |
| Cupra | 200 | 136 | 47,1 | 1 190 | 743 | 60,2 | 1,08 | 0,98 |
| MINI | 154 | 112 | 37,5 | 955 | 949 | 0,6 | 0,87 | 1,25 |
| Mazda | 90 | 56 | 60,7 | 745 | 340 | 119,1 | 0,68 | 0,45 |
| Land Rover | 78 | 54 | 44,4 | 667 | 296 | 125,3 | 0,61 | 0,39 |
| DS | 101 | 53 | 90,6 | 653 | 397 | 64,5 | 0,59 | 0,52 |
| Jeep | 72 | 133 | -45,9 | 627 | 553 | 13,4 | 0,57 | 0,73 |
| MG | 103 | 9 | 1044,4 | 556 | 93 | 497,8 | 0,50 | 0,12 |
| Porsche | 68 | 56 | 21,4 | 496 | 370 | 34,1 | 0,45 | 0,49 |
| Alfa Romeo | 83 | 33 | 151,5 | 297 | 78 | 280,8 | 0,27 | 0,10 |
| Lexus | 48 | 13 | 269,2 | 254 | 182 | 39,6 | 0,23 | 0,24 |
| Honda | 44 | 87 | -49,4 | 207 | 445 | -53,5 | 0,19 | 0,59 |
| Jaguar | 18 | 38 | -52,6 | 162 | 228 | -28,9 | 0,15 | 0,30 |
| Suzuki | 24 | 22 | 9,1 | 159 | 68 | 133,8 | 0,14 | 0,09 |
| Polestar | 22 | 0 | — | 142 | 10 | 1320,0 | 0,13 | 0,01 |
| Smart | 5 | 15 | -66,7 | 137 | 171 | -19,9 | 0,12 | 0,23 |
| BYD | 26 | 0 | — | 67 | 0 | — | 0,06 | 0,00 |
| Auto Ribeiro | 6 | 0 | — | 41 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
| Aiways | 2 | 8 | -75,0 | 33 | 13 | 153,8 | 0,03 | 0,02 |
| Maserati | 2 | 3 | -33,3 | 28 | 24 | 16,7 | 0,03 | 0,03 |
| Bentley | 4 | 4 | 0,0 | 27 | 32 | -15,6 | 0,02 | 0,04 |
| Aston Martin | 3 | 0 | — | 25 | 17 | 47,1 | 0,02 | 0,02 |
| Ferrari | 2 | 4 | -50,0 | 20 | 19 | 5,3 | 0,02 | 0,03 |
| Man | 2 | 0 | — | 18 | 1 | 1700,0 | 0,02 | 0,00 |
| Lamborghini | 0 | 3 | -100,0 | 12 | 8 | 50,0 | 0,01 | 0,01 |
| Alpine | 0 | 0 | — | 2 | 1 | 100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Caterham | 0 | 0 | — | 2 | 1 | 100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Maxus | 1 | 0 | — | 2 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Busconcept | 0 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Lotus | 1 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Mclaren | 0 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Rolls-Royce | 1 | 0 | — | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
| Martrain | 0 | 3 | -100,0 | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Allied Vehicles Ltd | 0 | 1 | -100,0 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Morgan | 0 | 0 | — | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
| Total | 22 041 | 15 554 | 41,7 | 110 155 | 75 743 | 45,4 | 100,00 | 100,00 |
| Origem: AT | ||||||||
| Fonte: ACAP | ||||||||
