A Mercedes-Benz continua a apertar o cerco aos produtos contrafeitos com a sua marca, procurando dessa forma não só não ser prejudicada em termos de rentabilidade, mas também garantir a segurança dos condutores que possam vir a usar componentes não aprovados e construídos sem as devidas garantias. No ano de 2021, foram apreendidos 1.86 milhões de produtos falsificados, mais 6% do que no ano anterior.

A marca alemã pretende tornar muito mais difícil que produtos contrafeitos com o seu logótipo surjam no mercado, recordando que, mais do que ilegais, podem também ser perigosos para a segurança dos utilizadores dos veículos, já que o risco de cedência em utilização é real. Em mais de 650 ações de busca das autoridades em 2021, a Mercedes-Benz detetou um aumento de 6% na quantidade de bens contrafeitos apreendidos, para um total de 1.86 milhões de produtos não sancionados.

As ações da Mercedes-Benz focam-se, sobretudo em componentes como os discos de travão, jantes, partes da carroçaria e elementos da direção. De acordo com a marca, a pandemia e o aumento das compras online tornou o problema maior em termos de dimensões, com mais produtos pirateados a surgirem online e com maior dificuldade para a sua deteção. Para fazer face a esse facto, a Mercedes-Benz tem levado a cabo medidas adicionais com base em três pilares: detetar, atacar e prevenir.

A marca de Estugarda conta com especialistas na proteção da marca que conseguem identificar os falsificadores de produtos a partir de ofertas suspeitas em plataformas online, redes sociais ou feiras a nível mundial.

“A indústria da contrafação tem estruturas de crime organizados e, frequentemente, geram lucros superiores aos do tráfico de droga”, refere Renata Jungo Brüngger, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG com o pelouro da Integridade e Questões Legais. “Estamos a trabalhar de perto com as autoridades em todo o mundo para impedir essas estruturas e combater as ameaças à segurança rodoviária”, acrescenta, dando ainda a conhecer que, em 2021, mais de 126.00o produtos contrafeitos foram removidos de plataformas online.

A Mercedes-Benz reafirma ainda o seu compromisso para com a oferta de componentes de qualidade e de segurança comprovada, algo que os produtos contrafeitos muitas vezes não conseguem assegurar. A qualidade dos produtos falsificados é geralmente fraca e não cumprem os requisitos mínimos legais em termos de segurança.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.