O plano da Mercedes-Benz chama-se “Best Customer Experience 4.0”, sendo a quarta edição de uma iniciativa nascida em 2013 e que tem como objetivo melhorar o método de venda, de acordo com as necessidades dos clientes.
O plano foi apresentado na Holanda, no primeiro stand-modelo que mostra como a Mercedes-Benz pretende integrar os espaços de venda tradicionais, no mundo digital. De “showroom” para “showcase” é como a Daimler define este novo conceito de sala de venda, que se torna em muito mais do que isso.
A Mercedes-Benz reconhece a evolução que o mundo digital tem registado, e tem sido protagonista nesse plano, por exemplo com a marca “Mercedes Me” que se tem assumido sob variadas formas como o ponto de contacto privilegiado entre a marca e quem se interessa por ela, sejam já clientes ou não.
Nesse domínio, a Daimler tem agendada uma nova iniciativa, o “Mercedes Me ID”, que definirá um perfil individual de acesso válido em todos os momentos de contacto com a marca, seja online, na App, no carro ou no stand.
E nem é preciso ser proprietário de um Mercedes-Benz, basta usar os seus serviços de “car sharing”, por exemplo. Uma nova aplicação “Mercedes Me” para smartphone está prevista para o próximo quadrimestre.
O objetivo é crescer dos 80 serviços que foram sendo criados desde 2014, com vista a ampliar o seu volume de utilizadores, que já chega aos três milhões, com uma taxa de ativação de 90%.
Algumas evoluções importantes são a divisão em três campos estratégicos: “My usage”, “My Way” e “My Life”, consoante os interesses de cada utilizador.
Como comprar um livro
A ideia de integrar os tradicionais stands no mundo digital parte da realidade dos nossos dias, em que todos queremos fazer tudo a partir do nosso smartphone.
O objetivo a médio prazo será “tornar a compra de um carro tão fácil como a compra de um livro”, diz Britta Seeger, membro do conselho de administração da Daimler e responsável pelo marketing e vendas na Mercedes-Benz Cars.
Para já, o primeiro passo é tornar cada visita a um dos 6500 concessionários da marca espalhados no mundo, numa experiência mais agradável.
Para ficar a conhecer o plano da marca alemã na sua totalidade siga este link do nosso blogue Targa67.