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Mercedes-Benz quer que comprar carro seja como comprar um livro

Os stands vão continuar a ser uma ferramenta importante para as vendas.
A Star Assistant, ao balcão, é o primeiro ponto de contato do cliente.
O consultor de produto, dentro do carro, explica à cliente todas as características do carro.
A apresentação de um novo modelo faz-se num ambiente mais informal do que num stand convencional.
O consultor de manutenção faz a ligação do cliente com a oficina.
Um QR Code permite saber as especificações de um dado modelo à venda e fazer os ajustes necessários.
Em casa, o comprador pode fazer a configuração do "seu" carro e só depois ir ao stand. 97% dos clientes já o fazem.
Transparência é sempre a palavra de ordem, quando chega a hora de ir levantar o carro, após a manutenção feita.
O vendedor utiliza as novas tecnologias para finalizar a configuração e produzir uma proposta de venda.
Uma assinatura digital sela o acordo de compra do veículo, sendo uma forma muito menos burocrática de firmar uma intenção de compra.
O concessionário no The Hague, na Holanda, é um dos primeiros no mundo a adotar a nova filosofia de trabalho.
A loja digital Mercedes Me permite fazer compras online ou adquirir novos produtos.
Aumenta também a integração do ambiente digital com o dos veículos, sendo este um exemplo: a utilizadora de um EQC valida a rota a fazer com o SUV elétrico.
O registo individual Mercedes Me ID permite criar um perfil pessoal, para acesso em qualquer plataforma.
O carsharing familiar passa a ser outra funcionalidade presente em todos os carros.
O momento da entrega da chave ao cliente passa a ser feito de maneira especial, para ficar na memória.
O ambiente é cuidadosamente preparado para receber o cliente.

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O plano da Mercedes-Benz chama-se “Best Customer Experience 4.0”, sendo a quarta edição de uma iniciativa nascida em 2013 e que tem como objetivo melhorar o método de venda, de acordo com as necessidades dos clientes.

O plano foi apresentado na Holanda, no primeiro stand-modelo que mostra como a Mercedes-Benz pretende integrar os espaços de venda tradicionais, no mundo digital. De “showroom” para “showcase” é como a Daimler define este novo conceito de sala de venda, que se torna em muito mais do que isso.

A Mercedes-Benz reconhece a evolução que o mundo digital tem registado, e tem sido protagonista nesse plano, por exemplo com a marca “Mercedes Me” que se tem assumido sob variadas formas como o ponto de contacto privilegiado entre a marca e quem se interessa por ela, sejam já clientes ou não.

Nesse domínio, a Daimler tem agendada uma nova iniciativa, o “Mercedes Me ID”, que definirá um perfil individual de acesso válido em todos os momentos de contacto com a marca, seja online, na App, no carro ou no stand.

E nem é preciso ser proprietário de um Mercedes-Benz, basta usar os seus serviços de “car sharing”, por exemplo. Uma nova aplicação “Mercedes Me” para smartphone está prevista para o próximo quadrimestre.

O objetivo é crescer dos 80 serviços que foram sendo criados desde 2014, com vista a ampliar o seu volume de utilizadores, que já chega aos três milhões, com uma taxa de ativação de 90%.

Algumas evoluções importantes são a divisão em três campos estratégicos: “My usage”, “My Way” e “My Life”, consoante os interesses de cada utilizador.

Como comprar um livro

A ideia de integrar os tradicionais stands no mundo digital parte da realidade dos nossos dias, em que todos queremos fazer tudo a partir do nosso smartphone.

O objetivo a médio prazo será “tornar a compra de um carro tão fácil como a compra de um livro”, diz Britta Seeger, membro do conselho de administração da Daimler e responsável pelo marketing e vendas na Mercedes-Benz Cars.

Para já, o primeiro passo é tornar cada visita a um dos 6500 concessionários da marca espalhados no mundo, numa experiência mais agradável.

Para ficar a conhecer o plano da marca alemã na sua totalidade siga este link do nosso blogue Targa67.