Numa conquista histórica para os direitos das mulheres na Arábia Saudita, foi hoje anunciado pelo rei saudita que a condução deixará de ser um exclusivo dos homens.

O anúncio foi feito pelo rei Salman bin Abdulaziz Al Saud na televisão estatal, levantando dessa forma a proibição de condução por parte das mulheres, tirando o país da sombra da discriminação dos direitos das mulheres pela qual muitas organizações de defesa dos seus direitos se têm insurgido contra.

O levantamento desta interdição não será imediato, no entanto, uma vez que as autoridades locais terão de levar a cabo uma série de medidas para que essa medida entre em vigor. Segundo informações reveladas pela agência noticiosa SPA, da Arábia Saudita, esta medida estará em vigor até ao mês de junho do próximo ano, sendo preciso, então, criar medidas financeiras, de trabalho e de desenvolvimento social que levem à possibilidade de as mulheres passarem a conduzir naquele país.

Um dos motivos para este avanço prende-se com a expectativa de uma melhoria na perceção que a comunidade internacional tem da Arábia Saudita, além de uma tentativa de melhoria das condições sócio-económicas que poderão advir desta medida.