O lançamento do Porsche 911 S/T como edição especial capaz de aliar o motor boxer atmosférico de 4.0 litros de 525 CV a uma caixa manual foi celebrado com um vídeo promocional que teve Lisboa como pano de fundo, numa viagem por diferentes gerações. Mas a remoção digital da estátua do Cristo Rei trouxe críticas nas redes sociais e obrigou a marca a reeditar o vídeo com um pedido de desculpas.

Concebido com um design de baixo peso e desenvolvido para uma experiência de condução mais purista, o 911 S/T conta com o motor do 911 GT3 RS, de 525 CV, acoplado pela primeira vez a uma caixa manual. Com efeito, o 911 S/T pesa apenas 1380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o que faz com que seja a versão mais leve da geração 992.

Para assinalar este lançamento, a marca rodou em Lisboa um vídeo promocional em que recorda o 911 T das décadas de 1960 e 1970, além do seu desportivo mais recente. Cosmopolita e repleta de vida, tanto de dia, como de noite, a cidade portuguesa serve para demonstrar as linhas dinâmicas do novo 911 S/T, sendo possível ver locais como a Ponte 25 de Abril, Belém ou Sintra. Mais a Sul, na Serra da Arrábida, é onde o 911 S/T ‘solta’ as suas ‘amarras’ e exibe também o seu carácter mais dinâmico.

Só que numa das cenas, a estátua do Cristo Rei foi digitalmente apagada numa decisão da marca alemã que terá sido tomada para se manter distante de qualquer pendor religioso. Porém, as redes sociais rapidamente repararam no ‘desaparecimento’ da estátua e lançaram críticas online, com a Porsche a decidir apagar o vídeo inicial e a colocar online um novo, agora já com a estátua inserida.

Numa declaração citada pela Fox Business, a Porsche pediu desculpa pelo sucedido e tratou de informar que uma nova versão seria recolocada online: “Numa versão inicial do filme criado na Europa, a Estátua do Cristo Rei não aparece. Lamentamos verdadeiramente e percebemos o incómodo que possa ter causado. Este filme foi removido”, lê-se.