Confrontado infindáveis vezes com a ideia de que alguns dos automóveis do passado da BMW eram melhores do que os atuais ou, pelo menos, com tendência a pertencerem à categoria de clássicos da condução, o diretor de desenvolvimento da BMW, Klaus Fröhlich, respondeu que não quer “continuar a ouvir essas merdas”.

A declaração foi feita durante uma entrevista ao site australiano Motoring, ao abrigo do lançamento do novo Série 3 no Salão de Paris, com o alemão a admitir que está algo cansado das mesmas comparações com o passado, sobretudo, com o antigo M3 E46 CSL.

“Tem de bater toda a gente no capítulo da dinâmica de condução porque todos os jornalistas australianos, britânicos e americanos dizem ‘oh, o E46 CSL foi o último verdadeiro Série 3. Não quero continuar a ouvir essa merda”, é citado Fröhlich, que teve a seu cargo o desenvolvimento da mais recente geração do BMW Série 3, modelo que chegará aos mercados europeus no início de 2019.

Por isso, garante, o novo modelo foi pensado para ser o mais dinâmico de todos, tirando partido da arquitetura CLAR, que foi desenvolvida para permitir grande funcionalidade na produção e a introdução de novas soluções. Com essa nova arquitetura, houve igualmente uma redução no peso do chassis em 55 kg comparativamente com a geração anterior, além de ser igualmente mais baixo.

Para o responsável da marca bávara, existem dois pontos de destaque para o novo Série 3: “o primeiro e o mais importante para mim é que conseguem andar depressa e de forma completamente descontraída. Não sentem o quão velozes vão. Em segundo lugar e esse é um grande feito, é que o carro é muito mais valoroso, tem materiais muito melhores [do que no anterior] e é sólido como uma rocha”, afirmou.

Uma das características igualmente destacadas para esta nova geração do Série 3 é a inclusão de uma tecnologia de suspensão adaptativa de última geração, desenvolvida ao cabo de intensos testes no circuito de Nürburgring Nordschleife. Ao mesmo tempo que incrementa a dinâmica, essa nova adoção de tecnologia proporciona igualmente elevado nível de conforto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.