Tendo anunciado recentemente um plano de reestruturação bastante extenso que passa pela redução do seu esforço de produção na Europa, a Nissan havia indicado que a fábrica de Barcelona, em Espanha, deveria fechar no final de 2020, numa decisão que foi prontamente contestada pelas autoridades governamentais espanholas.
Após 30 horas de diálogo com os sindicatos locais, a marca japonesa decidiu adiar o fecho da fábrica por mais um ano, atirando essa medida para dezembro de 2021, concedendo assim mais tempo para que se evitem despedimentos através da potencial venda a outro fabricante de automóveis. Ao mesmo tempo, garantiu que não existirão períodos de ‘layoff’ até à data do encerramento da fábrica.
A produção nas fábricas da Nissan em Barcelona, onde são produzidos os modelos e-NV200 e Navara, irá ser retomada na semana de 24 de agosto depois de uma extensa paragem. A Nissan emprega, diretamente, cerca de três mil pessoas em Barcelona, mas admite manter naquela cidade alguns departamentos, nomeadamente afetos ao armazém de componentes de substituição, garantindo estar a trabalhar com parceiros para manter igualmente algumas funções estratégicas regionais, incluindo no âmbito do Desenvolvimento e Pesquisa e Logística.
No plano de produção futuro da Nissan, a marca pretende deslocalizar a produção da pick-up Navara para a África do Sul e a da e-NV200 para Maubege, em França.