Como exemplo de determinação para uma nova era da indústria automóvel, a Peugeot revelou a sua nova identidade de marca, com o ‘leão’ identitário a oferecer uma pose mais clássica, mas orientada para o futuro. O primeiro modelo da marca francesa a dispor deste novo logótipo será o 308 de nova geração, cuja revelação terá lugar a 18 de março.

A entrada numa nova era de transição energética foi aproveitada pela Peugeot para renovar por completo a sua identidade, com um logótipo de formato clássico, mas que encerra em si uma abordagem orientada para o futuro, com o leão a ganhar destaque, fazendo uma ponte entre o passado e o futuro.

Falando sobre esta nova imagem, que passa por um novo logótipo e por uma mensagem de comunicação nova, mais afeta ao aproveitamento do tempo de uma forma útil, Linda Jackson explica que está em linha com o reposicionamento da marca num estatuto mais superior, distanciado do de uma marca generalista mais comum.

“Penso que é muito importante que se saiba o que já fizemos. A Peugeot quer subir de posicionamento, já passámos muito tempo a fazê-lo nos nossos carros, agora quisemos passar essa mesma mensagem para os nossos clientes com esta nova identidade”, explica Linda Jackson, a CEO da Peugeot, que destaca a importância de um logótipo. “É o primeiro ponto de apresentação para um cliente, prendendo a atenção”.

Assim, o novo logótipo, analisado e pensado ao pormenor internamente desde 2018 (muito antes de qualquer ideia de fusão com a FCA para o nascimento da Stellantis), surge acompanhado igualmente de uma mensagem atual sobre controlar o tempo e a experiência útil, denominada ‘Lions of our Time’. A ideia é apelar a todos aqueles que fazem da experiência um valor inestimável.

“Nos últimos dez anos, perseguimos um objetivo: criar valor. Nessa perspetiva, temos agora um novo compromisso para com os nossos clientes. Queremos tornar o tempo deles connosco num tempo de qualidade”, afirmou.

Matthias Hossann, diretor de design da Peugeot, explicou que este novo logótipo reflete a filosofia de design dos automóveis da marca, com uma identidade “livre e poderosa”, numa abordagem criativa com três traços: a intemporalidade, a personalidade e a qualidade.

Detalhando as opções do logótipo, a opção por um brasão, um escudo de linhas mais direitas, exprime os mais de dois séculos de existência da Peugeot enquanto pioneira na mobilidade. “O brasão está presente em todo o mudo e exprime orgulho, simboliza pertença e proteção. O leão simboliza poder, força e segurança, funcionando como um embaixador da nossa imagem e força. Já a qualidade está sempre no ADN da marca. O próprio logótipo foi desenhado e desenvolvido internamente com a mesma qualidade e atenção que dedicamos aos nossos modelos, com precisão e atenção”.

Todos os concessionários e pontos de assistência terão esta nova imagem e linguagem estética muito rapidamente, embora não tenha sido apresentada uma data em concreto. Já a sua aplicação nos automóveis deverá ser gradual, começando pelo novo 308, compacto familiar que será revelado a 18 de março.


Ecos do passado

O novo logótipo é uma homenagem evidente ao passado, adotando até alguns traços de outros logótipos do passado da Peugeot. Desde 1850 e até à data, a Peugeot teve, sucessivamente, um total de dez logótipos, todos ostentando um Leão no emblema. Linda Jackson recordou o facto de a marca ter um passado rico, com 210 anos celebrados no ano passado, traduzindo a visão de uma família para uma empresa que se viria a tornar internacional e que se tornou famosa na indústria automóvel, apostada agora em ser pioneira da mobilidade elétrica.

Para a CEO da marca, revela a “mudança de uma marca forjada pela história mas a pensar numa nova era”, simbolizada pelo desenvolvimento de expressões como a ‘neo-performance’ corporizada pelo novo 508 PSE com 360 CV de potência e apenas 46 g/km de emissões de CO2.

A envolver este conceito, a eletrificação é observada como chave. “Na Peugeot damos aos nossos clientes a escolha, qualquer que seja a sua intenção de compra, entre motores térmicos, híbridos plug-in ou elétricos. Chamamos-lhe ‘Poder da Escolha’. No final deste ano, teremos 80% dos carros europeus eletrificados, enquanto a gama LCV será totalmente eletrificada. Em 2025 todos serão eletrificados. A Peugeot vai para a total eletrificação, para um futuro seguro, divertido e sustentável”.

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