Novo Honda elétrico: Pequeno em tamanho mas forte em potência

02/07/2019

A Honda vai revelando informações a conta-gotas do seu novo elétrico, previsto para lançamento europeu em dezembro, surgindo agora os detalhes da potência e binário – 110 kW (150 CV) e mais de 300 Nm, respetivamente.

A marca nipónica vai criando grandes expectativas em torno do seu Honda e, o seu primeiro elétrico de nova geração, indicando dados como a sua arquitetura de tração traseira e autonomia em redor dos 200 quilómetros, mas acrescentando agora o valor de potência, que será de 150 CV, e do binário, acima dos 300 Nm, embora não se conheçam as prestações anunciadas.

Contudo, atendendo ao facto de ser um compacto de segmento B com menos de quatro metros (3895 mm), 1750 mm de largura e 1495 mm de altura é de esperar que se ‘mexa’ com alguns ‘tiques’ desportivos, mesmo com o esperado peso elevado também da bateria. No entanto, posicionada em posição central e baixa, o centro de gravidade está pensado para ser baixo, logo ajudando a uma condução divertida, que tem sido um dos grandes argumentos da Honda nestes últimos meses.

A este respeito, a marca adianta que o Honda e “irá oferecer dinâmica altamente responsiva, eficiência e performance”, com um centro de gravidade posicionado a apenas 500 mm do solo e uma distribuição de peso equitativa de 50/50 entre os dois eixos. A Honda explica que estas características fazem com que não seja necessária uma suspensão demasiadamente firme para controlar a carroçaria, prometendo até “um comportamento fora de série em mudanças rápidas de faixa”.

A Honda promete comportamento exemplar e admite que comparou o Honda e com outros modelos de segmentos superiores para assegurar o conforto dos passageiros. A versão final – ainda não a das imagens – contará com sistema de câmaras no lugar dos tradicionais espelhos retrovisores laterais.

A bateria, descrita pela Honda como uma das mais compactas na sua classe, tem refrigeração líquida com uma capacidade de 35.5 kWh, possibilitando também um peso mais baixo face a outras propostas da concorrência. Tal como outros no mercado, promete possibilidade de carregamento rápido de 80% em cerca de 30 minutos.

O comportamento e o seu refinamento foram comparados com modelos de categorias superiores para garantir que oferece uma solidez de condução acima da média. A suspensão é independente nas quatro rodas.

O esquema de tração traseira, considerado como divertido pela Honda, proporciona igualmente um maior raio de viragem (cerca de 4,3 metros) para melhor maneabilidade em cidade.

Seguindo o conceito introduzido por outras marcas, como a Nissan com o seu ‘e-pedal’, a Honda estreia aqui a possibilidade de utilização de um único pedal – o do acelerador – para controlar o veículo numa grande parte da sua utilização em cidade, graças ao forte efeito da regeneração da energia decorrente das desacelerações. No léxico da Honda, tem como nome ‘Single Pedal Control’. A este propósito, é de esperar modos diferentes de efeitos de regeneração e um modo mais desportivo para aproveitamento total dos 150 CV.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.