A NIO, marca premium chinesa de automóveis chineses, revelou a sua nova berlina 100% elétrica com credenciais suficientes para colocar em sentido as marcas europeias e americanas. O ET5 é uma berlina com autonomia de até 1000 quilómetros no ciclo de testes chinês (CLTC), com uma potência máxima de 360 kW e binário máximo de 700 Nm para prestações igualmente desportivas.

Apresentando como um elétrico de nova geração de dimensões compactas, o NIO ET5 combina “performance com o luxo do espaço e a diversão de condução”, tendo design inspirado nos automóveis desportivos, com elementos adequados para a condução autónoma, tendo como ponto de partida o ET7. Para o efeito, integra sensores de condução autónoma nas suas linhas mais dinâmicas, não faltando também alguma inspiração no superdesportivo EP9. Alguns detalhes demarcam este modelo, como as pegas das portas retráteis, o pequeno spoiler traseiro ou as janelas sem molduras.

No interior, o NIO é descrito como uma segunda sala de estar, inspirado em tendências como o mobiliário, moda e calçado, não faltando também uma larga superfície vidrada para um habitáculo mais luminoso. As saídas da climatização foram escondidas no tablier para um efeito mais limpo e coeso, enquanto a iluminação ambiente oferece uma escolha entre 256 cores disponíveis. Muitos dos materiais utilizados no interior são de conceito sustentável, ou seja, proveniente de reciclagem ou de origem sustentável.

A interface Homem-Máquina (HMI) beneficia da aplicação de um conceito panorâmico ‘PanoCinema’ com recurso a tecnologias de Realidade Aumentada/Realidade Virtual (AR/VR), graças a uma parceria com a NREAL, uma companhia especializada na oferta de soluções de realidade aumentada que concebeu uns óculos especiais para o NIO, que pode projetar um ecrã de 201 polegadas a uma distância de seis metros. Em termos de sistemas de som, a NIO oferece um sistema áudio Dolby Atmos 7.1.4 de elevada qualidade.

Tal como já atrás indicado, a capacidade de condução autónoma é antecipada por este modelo com recurso a sensores NIO Aquila Super Sensing e um processador de elevada performance, o NIO Adam Super Computing, permitindo uma adoção cada vez mais gradual de potencialidades de condução autónoma em cenários de autoestrada, condução urbana ou em estacionamento. Esse serviço estará disponível por subscrição.

Compromisso desportivos

A NIO confia numa arquitetura de dois motores elétricos para uma potência combinada de 360 kW (482 CV) e um binário máximo de 700 Nm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,3 segundos. O motor assíncrono dianteiro debita 150 kW, enquanto o traseiro síncrono regista 210 kW. A marca dedicou grande atenção também ao sistema de travagem, com uma capacidade de paragem dos 100 km/h até à total imobilização em 33,9 metros.

A carroçaria esculpida permite um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.24 Cd, ajudando também à própria autonomia, que varia consoante a bateria selecionada (mediante o ciclo de testes chinês CLTC): com a bateria Standard de 75 kWh percorre mais de 550 quilómetros, ao passo que a de Long Range de 100 kWh permite já um alcance superior a 700 quilómetros. Porém, haverá ainda uma terceira opção de bateria, denominada Ultralong Range, com 150 kW de capacidade e uma autonomia superior a 1000 quilómetros.

Estações de mudança de bateria

Uma das apostas da NIO está na estratégia de mudança de baterias para os seus automóveis, fomentando mesmo esta possibilidade de um ‘Bateria-como-Serviço’. No final de 2022, a marca chinesa estima contar com mais de 1300 estações de mudança de bateria no seu país de origem, além dos 6000 pontos de carga e 10.000 carregadores no destino.

A comprovar a sua aposta na globalização, o novo ET5 foi desenvolvimento tendo em conta a segurança das entidades que avaliam a segurança em caso de colisão, a C-NCAP e a Euro NCAP, apostando fortemente na obtenção das cinco estrelas em ambos os cenários. Para tal, a marca confia numa estrutura produzida num misto de alumínio e aço de ultra alta resistência com elevada rigidez torsional.

Embora não esteja presente na totalidade do mercado europeu, a NIO promete acelerar a sua chegada ao Velho Continente. Para já, a marca está apenas presente na Noruega, aquele que é o país mais forte em termos de automóveis elétricos, mas para o próximo ano está já prevista a abertura de concessões da NIO na Alemanha, Países Baixos, Suécia e Dinamarca. Em 2025, a NIO chegará a mais de 25 países e regiões a nível mundial.

Já no mercado chinês, o ET5 será lançado em setembro de 2022, esperando-se que depois chegue aos demais países ao longo dos meses subsequentes. O custo na China será em redor dos 45.550 euros (à conversão atual dos 328.000 RMB) com bateria incluída ou de 38.500 euros (à conversão atual dos 258.000 RMB) no caso de o ET5 ser adquirido com o serviço de mudança de baterias.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.