Novo Renault Clio: Evolução tecnológica em jeito de revolução

28/01/2019

O interior do novo Renault Clio vai mudar radicalmente em cooperação com o atual modelo nas estradas. Tal como o nosso colega Francisco Mota revelou no seu blogue parceiro do Motor24, a marca gaulesa procurou dotar o novo utilitário de uma maior qualidade percebida a bordo, ao mesmo tempo melhorando a ergonomia do condutor.

De acordo com a Renault, o novo Clio terá acesso a “materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central”, a que se juntarão novos acabamentos e possibilidades de personalização variadas.

Conceptualmente, a Renault quis preservar o espaço no habitáculo e integrar mais tecnologias a bordo, como o painel de de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS. A este ecrã (em dois tamanhos, como já se percebeu), junta-se ainda o ecrã multimédia de 9.3 polegadas, assumindo um estilo ‘tablet’ em posicionamento vertical.

Integra o novo sistema conectado Easy Link, que dispõe do conjunto de aplicativos multimédia, navegação, e infoentretenimento, mas também da tecnologia Multi-Sense. A Renault argumenta que “, com os dois ecrãs de 9.3 e de 10 polegadas, o novo Clio dispõe dos maiores ecrãs da categoria”.

Quanto à construção do habitáculo, a zona superior beneficia de uma cobertura com revestimento macio, a zona central é revestida e personalizável e a zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas. Houve uma preocupação para manter a sensação de desafogo a bordo, “sensação que é reforçada pelo design horizontal dos arejadores centrais e laterais”. O volante é mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto do que o do modelo precedente. Além disso, dispõe de novos comandos, mais completos e retroiluminados, e de acabamentos em cromado acetinado.

a carregar vídeo

A consola central foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta. A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior. Abaixo, funcionalidades como a recarga do telefone por indução. Os bancos foram pensados para dinamizar espaço e conforto dos ocupantes, beneficiando, segundo a Renault, o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros. À semelhança do painel de bordo, a escolha dos materiais para os bancos teve em linha de conta uma melhor perceção da qualidade do habitáculo.

Os painéis de portas possuem grandes medalhões revestidos que, tal como os apoios de braços, são específicos em função dos diferentes ambientes disponíveis. Por fim, o novo Clio beneficia de packs de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um novo Clio à medida de cada um. São oito os ambientes interiores disponíveis, o mesmo número de tonalidades disponíveis para a iluminação ambiente.

a carregar vídeo

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.