A Bugatti comemora em 2023 o centenário de um dos seus automóveis mais peculiares, o Type 32 que ficou conhecido pela sua alcunha de ‘Tanque’ pelo formato robusto e pouco convencional, mesmo para a época em que foi lançado.

O Type 32 ‘Tank’ contava com uma carroçaria pensada para a otimização da aerodinâmica, merecendo a denominação não só pelo formato, mas também pelo facto de ter muitos parafusos e dobradiças bem à vista. No entanto, o Type 32 era um modelo de competição, pelo que o seu objetivo era enfrentar os seus principais rivais em pista, ainda numa época muito embrionária do automobilismo.

A sua estreia decorreu no Grande Prémio de França de 1932, na cidade de Tours, com as estatísticas de época a apontarem para um total de 300 mil espectadores nas laterais da pista, ainda longe dos padrões de segurança dos dias de hoje. A prova teve 35 voltas, com cada uma a ter um perímetro de 22,83 quilómetros para um total de distância percorrida pouco abaixo dos 800 quilómetros.

Com um desenho inspirado nas asas de um avião, o Type 32 é resultado da crença, por parte de Ettore Bugatti, de que a aerodinâmica se iria tornar fundamental na competição automóvel, ao mesmo tempo apresentando algumas soluções pouco convencionais, como os travões dianteiros hidráulicos e a caixa manual de três velocidades.

No compartimento do motor estavam muitos dos componentes do Type 30, como o motor de oito cilindros e 2.0 litros de cilindrada, para uma potência máxima a rondar os 90 CV.

Apenas foram produzidos cinco unidades do Type 32, contando-se um protótipo e quatro carros que participaram no evento, sendo o melhor classificado o francês Ernest Friderich, no terceiro lugar, com um tempo toal de sete horas e 22,4 segundos, com uma velocidade média de 112 km/h. Porém, apesar dos sinais de competitividade, o Type 32 foi rapidamente promovido ao museu, não cumprindo mais nenhuma prova, já que a Bugatti preferiu concentrar-se no desenvolvimento do Type 35.

Na atualidade, um dos Type 32 está no Museu Nacional do Automóvel, em Mulhouse, França, competindo periodicamente em eventos históricos com a sua silhueta pouco comum.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.