O Papa Francisco recebeu da Conferência dos Bispos Católicos do Japão (CBCJ) um novo ‘Papamóvel’ adaptado às suas necessidades de transporte. Trata-se de um Toyota Mirai, entregue perto da residência oficial do Sumo Pontífice, na Cidade do Vaticano, um dos dois exemplares feitos especialmente pela marca japonesa e doados à CBCJ para a visita papal ao Japão em novembro do ano passado.
O novo papamóvel tem 5,1 metros de comprimento e uma altura (incluindo o teto) de 2,7 metros, permitindo que o Papa Francisco fique de pé e seja visível para as pessoas. O Toyota Mirai é o primeiro automóvel ao serviço do Santo Padre equipado com tecnologia pilha de combustível (Fuel Cell), que junta hidrogénio com o ar, emitindo apenas água limpa pelo escape. A marca autonomia para 500 km livres de emissões e tempos de carregamento a rondar os três minutos.
Seguindo uma tradição que já vem de longe, o novo ‘Papamóvel’ é branco com interiores na mesma cor, dispondo de cinco lugares, sendo um dos bancos traseiros em posição sobrelevada e particularmente confortável.