‘Sleeper’ da Jaguar esconde 600 CV em carroçaria ‘simples’

06/06/2019

Definição de ‘sleeper’ na gíria automóvel: veículo que sob uma aparência banal esconde uma capacidade de prestações impressionante. Esta é apenas uma das definições possíveis para aquela expressão, sendo agora também aplicada pela Jaguar à versão mais sóbria do espampanante XE SV Project 8.

Tal como o original, este ‘sleeper’ foi desenvolvido pelo departamento Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar, com um novo aileron traseiro que exibe um design discreto e que camufla o alto rendimento digno dos circuitos de corrida deste veículo de 600 CV. O aileron fixo traseiro Touring substitui o reforço aerodinâmico traseiro de fibra de carbono ajustável do Project 8 (que gera mais de 122 kg de carga a 300 km/h no modo Track) e completa-se com um splitter frontal fixo para manter o equilíbrio aerodinâmico.

A nova versão Jaguar XE SV Project 8 Touring passa a fazer parte da gama que inclui a versão do Project 8 que atinge os 320 km/h e detém os recordes das voltas mais rápidas feitas por uma berlina de produção em série em três continentes, conseguidos em circuitos como Nürburgring Nordschleife, Autódromo do Dubai e Laguna Seca.

Inalterada está a mecânica, com o motor V8 5.0 sobrealimentado capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos e de atingir uma velocidade máxima limitada de 300 km/h.

“O Project 8 recebeu avaliações positivas extraordinárias desde o seu lançamento, o que confirma a capacidade da equipa Special Vehicle Operations para criar uma berlina compacta da Jaguar com um rendimento que em nada fica atrás de um supercarro. A versão Touring acrescenta ao Project 8 aquilo que procuram os amantes dos veículos de grandes prestações e que não querem renunciar na dinâmica de condução em estrada centrada no condutor”, aponta Jamal Hameedi, Diretor de Engenharia da Jaguar Special Vehicle Operations, departamento que irá montar à mão 15 unidades do Project 8 com a versão Touring no seu Centro Técnico de Warwickshire, unicamente na variante de quatro bancos.

Os clientes podem escolher de entre os acabamentos Valencia Orange, Velocity Blue, Corris Grey Satin e British Racing Green, enquanto a ausência de etiquetas adesivas na carroçaria, disponíveis opcionalmente, reforça o seu estatuto de “sleeper” definitivo.

O preço no Reino Unido é de 149.955 libras esterlinas, o que confirma o seu estatuto exclusivo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.