Opel já tem 79 motores a postos para novas normas de emissões

15/06/2018

Preparando a entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 6d-TEMP, a cerca de 14 meses de distância, a Opel conta já com um total de 79 motorizações capazes de cumprirem com os exigentes requisitos daquela regulamentação, que contemplará ainda medições efetuadas em vias públicas (RDE ou Real Driving Emissions).

Além das versões a gasóleo, a linha Euro 6dTEMP da Opel compreende motores a gasolina e a GPL, estando todos disponíveis em toda a gama de modelos: Adam, Karl, Corsa, Astra, Cascada, Insignia, Mokka X, Crossland X, Grandland X e Zafira.

Além dos motores novos que fazem parte desta ofensiva, a Opel modernizou propulsores atuais recorrendo a novas tecnologias para otimizar o tratamento de gases de escape para a norma Euro 6d-TEMP. O Zafira, por exemplo, recebe uma nova versão 1.6 Turbo com injeção direta de gasolina, capaz de debitar 136 CV de potência, podendo ter acoplada uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática também de seis velocidades.

A instalação de um filtro de partículas de gasolina (GPF) próximo do coletor de escape permite otimizar a regeneração, isto é, realizar a eficiente oxidação das partículas que se acumulam no filtro. Os sistemas de escape de todas as versões, tanto a gasóleo como a gasolina, estão agora equipados com filtro de partículas.

Os motores Diesel recebem catalisador de redução seletiva (SCR). O processo de redução seletiva nos motores Diesel inclui a injeção de AdBlue nos gases de escape. Na panela catalítica SCR, esta solução aquosa de ureia decompõe-se em amoníaco, o qual reage com os óxidos de azoto para reduzi-los a azoto e água. Com tecnologia SCR e garantida a conformidade com a norma Euro 6d-TEMP, os Opel com motores Diesel estão a salvo de eventuais medidas restritivas de circulação em centros urbanos.

“A rápida transição para Euro 6d-TEMP traduz o nosso objetivo de desempenharmos um
papel de relevo na redução das emissões de automóveis”, refere o Diretor-Geral de
Engenharia da Opel, Christian Müller, dando ainda a ‘receita’ para os próximos tempos. “Logo de seguida teremos quatro modelos ‘eletrificados’ em 2020, incluindo a nova geração Corsa, com uma versão elétrica a baterias, e o Grandland X como primeiro híbrido ‘plug-in’ do nosso leque de produtos. No ano 2024 teremos toda a gama de automóveis de passageiros ‘eletrificada’, seja com versões híbridas ou de baterias”.

Novidades a chegar

Quanto a novidades, tirando partido das sinergias do Grupo PSA, o novo Opel Grandland X recebe um novo 1.5 turbodiesel, dotado de um inovador catalisador de oxidação/absorvente de NOx associado ao catalisador de redução seletiva. Com 130 CV e 300 Nm de binário máximo às 1750 rpm, o novo 1.5 Turbo D de quatro cilindros está disponível com caixa manual de seis velocidades ou com automática de oito velocidades. Os motores turbodiesel 1.6 do Insignia passam a figurar com tecnologia SCR.

A onda Euro 6d-TEMP da Opel continua com o Astra. Debitando 200 CV de potência e 300 Nm de binário, o motor a gasolina 1.6 Turbo surge agora com filtro de partículas de gasolina (GDF). Está disponível nas variantes Astra de cinco portas e ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, com caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Por seu turno, o Astra de cinco portas com o motor turbodiesel 1.6 Turbo D de 136 CV e 320 Nm passa a estar equipado com tecnologia SCR de redução seletiva, com o objetivo de minimizar emissões de óxidos de azoto. Este novo 1.6 Turbo D ficará disponível em breve também na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer.

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