Mais vendidos da Europa em 2017: Os ‘suspeitos do costume’

31/01/2018

Se o segmento dos SUV foi aquele que maior crescimento registou no mercado europeu em 2017 (sem contar com os dados da Hungria), o modelo mais vendido do Velho Continente no ano transato mantém uma tradição: o Volkswagen Golf voltou a ser o modelo com maior número de unidades registadas em 2017, apesar de ter sofrido um ligeiro decréscimo no seu volume.

O popular modelo compacto, que recebeu uma atualização tecnológica em meados de 2017 (longe de ser uma renovação profunda), manteve-se assim como o número 1 em termos de vendas na Europa, com um total de 483.105 unidades matriculadas, ainda assim com uma perda de 2% na quota de mercado global, segundo os dados revelados pela analista JATO Dynamics.

De igual forma, liderou em cinco mercado europeus quando em 2016 o havia feito em oito países. Em termos de maior predominância de vendas, destaque para os mercados da Alemanha e Reuno Unido, valendo a pena salientar que o número de unidades Diesel matriculadas do Golf representaram 41% das vendas totais face aos 47% do ano anterior.

O popular segmento dos utilitários coloca três modelos nas três posições seguintes, com o Renault Clio a merecer também uma posição de destaque ao aumentar os seus registos na Europa em 4% (327.395), com isso ficando na segunda posição geral (primeiro ‘inter pares’), crucialmente à frente do Volkswagen Polo, que caiu 12% (272.061), e do Ford Fiesta, que também caiu 15% (254.539). Vale a pena referir que estes dois contaram em 2017 com a chegada de novas gerações, pelo que as fases de transição terão um tido um impacto nestes resultados.

No segmento SUV, a liderança europeia também foi de um ‘suspeito do costume’, neste caso o Nissan Qashqai, que foi igualmente submetido a um facelift no ano passado, com o SUV da marca nipónica a granjear também um ponto de destaque ao ficar entre os cinco mais vendidos da Europa (na quinta posição), com um total de 247.939 registos. No seu segmento, bateu o Volkswagen Tiguan, que ficou na segunda posição, a apenas 13.000 registos de diferença, embora mereça a pena mencionar que o SUV germânico cresceu 31% nas vendas.

De forma global, os maiores aumentos de registos por volume foram conseguidos por Citroën C3, Dacia Sandero, Ford Kuga, Mercedes Classe E, Fiat Tipo, BMW X1, Mercedes-Benz GLC, BMW Série 5, Toyota C-HR, Renault Scénic, Nissan Micra, Audi Q2, SEAT Ateca, Audi A5 e Volvo S90/V90.

No lado oposto, entre os modelos que mais perderam no ano passado, alguns nomes surpreendentes: Volkswagen Passat, Audi A3, Peugeot 308, Renault Kadjar, Fiat 500X, BMW Série 2 Active Tourer, Audi A1, A6 & Q3, Ford C-Max, Fiat 500L, Citroen C4 Cactus, Ford Mondeo, Citroën C1 e Fiat Punto.

Por marcas, é de notar o aumento registado na Toyota (+13%), que tira muito partido da chegada do C-HR num segmento que dá cartas, mas também com o sucesso contínuo do Yaris, um dos modelos que figura no top 20 dos modelos mais vendidos em 2017. Também a SEAT teve um bom progresso em termos comparativos com 2016, aumentando 14%, emmbora caiba à Suzuki o melhor valor em termos homólogos, com um incremento de 21% entre os dois anos.

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