M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Era de se esperar que o público e as autoridades abraçassem o novo conceito de trotinetes elétricas, que se têm vindo a multiplicar por todo o mundo, com vários novos modelos que podem ser comprados, bem como serviços de aluguer. Estes transportes são compactos, podem viajar nas faixas para bicicletas ou nos passeios sem incomodar, e não emitem qualquer poluição. No entanto, um agente da polícia na Inglaterra não achou piada e resolveu uma multar uma pessoa que andava com uma no passeio, custando-lhe pontos na carta de condução.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O incidente ocorreu em Cleveland, no norte da Inglaterra, onde um jovem de 15 anos foi mandado parar pela polícia e obrigado a comparecer em tribunal, onde o resultado mais provável é que seja multado por conduzir um veículo motorizado sem carta de condução, perdendo também seis pontos na carta de condução… um documento de que só vai estar munido daqui a três anos. A razão porque é preciso carta para conduzir uma trotinete elétrica tem a ver com uma lei sobre veículos motorizados que existe desde 1835 e que nunca foi atualizada.

As trotinetes elétricas não têm autorização para circular na via pública no Reino Unido, nem em passeios, nem em ciclovias, nem sequer na estrada… a não ser que tenham matrícula, livrete e seguro, e que o seu condutor tenha carta de condução e capacete. Embora estes veículos possam atingir os 60 km/h, dependendo do construtor e do modelo, muitos países europeus autorizam a sua circulação em ciclovias até 25 km/h ou em passeios até 6 km/h. Na Califórnia, onde são muito populares, não há obstáculos à sua circulação, mas os utilizadores devem usar capacete e ter pelo menos 16 anos.