M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Enquanto esperamos que a Tesla finalmente coloque o seu camião elétrico no mercado, outra marca americana, a Bollinger, propõe uma alternativa, virada para um tipo de trabalho duro que fica fora do alcance de um veículo como um Tesla Semi. O Bollinger B2 é uma pick-up preparada para todo-o-terreno, mas com características de fazer inveja a qualquer veículo de carga, preparado para transportar objetos a qualquer lugar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Bollinger B2 partilha toda a parte técnica com o modelo B1. Transformado de todo-o-terreno de transporte pessoal em camião elétrico, o B2 é mais comprido, com uma distância entre eixos de 3,5 metros e um comprimento de 5,27 metros. Na Europa, seria considerado um veículo pesado, pois com carga total o seu peso bruto ultrapassa as quatro toneladas e meia, mesmo com uma carroçaria feita completamente em alumínio. A caixa de carga tem espaço para transportar até 40 tábuas de madeira ou 72 de contraplacado mas, mesmo com estas modificações, o habitáculo ainda tem espaço para quatro pessoas.

Tal como o B1, o Bollinger B2 usa uma bateria de 120 kWh, suficiente para dar energia a dois motores elétricos, um por cada eixo, com uma potência combinada de 520 cv. Tem uma autonomia anunciada de 320 km e pode ser carregado em 75 minutos num carregador de alta velocidade, mas demora 10 horas numa tomada caseira. As capacidades todo-o-terreno deste camião elétrico permanecem intactas em relação ao B1, com um ângulo de ataque de 52 graus e de saída de 28 graus, ao mesmo tempo que pode atravessar cursos de água com uma profundidade de 38 centímetros. Em comparação com qualquer outro TT, tem a vantagem de não espalhar poluição enquanto atravessa o mato.

 

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