M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Baseada no Canadá, a Inkas é uma empresa especializada em criar todo o tipo de veículos blindados. Muitos são derivados de automóveis já existentes, e a Inkas tem uma preferência por todo-o-terreno como o Mercedes-AMG E 63, ou o Lexus LX 570, mas também pode criar um carro blindado mais civilizados. Ou, em alternativa, mais selvagens, como é o caso deste “veículo blindado pessoal”, que a Inkas batizou, sem qualquer falsa modéstia, com o nome Superior.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Inkas Superior é um carro blindado pesado, que pode ser usado em várias funções diferentes. A marca canadiana pensou-o essencialmente como um veículo de transporte militar ou de emergência médica, mas pode ser usado em muitos outros usos, até para uso pessoal, como um veículo à prova de qualquer terreno ou obstáculo, e que até tem espaço para viver no interior. Em condições normais, o espaço traseiro pode transportar 14 pessoas, ou seis pacientes.

O compartimento do motor e a zona de transporte têm blindagem independente, com proteção conta projéteis de 7,62 mm e a explosão simultânea de duas granadas, mas caso seja preciso escapar, foi montada uma escotilha de emergência. Também é possível montar uma metralhadora no tejadilho.

Com quase sete metros de comprimento, 2,8 metros de altura e quase 15 toneladas de peso, tem um aspeto imponente que não tem medo de nenhum terreno difícil, mas o carro blindado chamado Superior também tem o equipamento necessário para justificar a sua aparência e o seu nome.

Usa um motor Diesel de seis cilindros e 8,7 litros da Navistar, com uma potência de 330 cv e um gigantesco binário de 1286 Nm, controlado através de um sistema integral por uma transmissão Allison automática de cinco velocidades, preparada para trabalho pesado. Com esta, consegue atingir os 130 km/h de velocidade máxima. Um depósito de 265 litros garante um bom nível de autonomia, para viagens para longe da civilização.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.