M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O carro voador poderá tornar-se uma excelente alternativa para retirar trânsito das ruas das grandes cidades. Estes veículos, que se pretende que sejam autónomos e elétricos, poderão transportar uma ou mais pessoas pelo ar até ao seu destino se poluição e sem ruído. No entanto, existem limitações no uso de motores elétricos, pois as baterias terão que se tornar grandes e pesadas para providenciarem boa autonomia, e o tempo de recarga vai ser sempre levado, mantendo cada carro voador no chão durante horas. Mas uma start-up, a Alaka’i, propõe outra opção: um carro voador a hidrogénio.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Skai é a primeira proposta para um veículo voador equipado com uma célula de combustível, que usa o hidrogénio para se mover pela cidade como transporte público. A Alaka’i conseguiu assim construir uma aeronave que aproveita mais espaço para os cinco passageiros, com o Skai a perder também menos tempo no chão, pois o depósito de hidrogénio pode ser recarregado em meros minutos. Além de servir como transporte de passageiros, também pode ser usado como veículo de emergência ou para transporte de mantimentos.

A célula de combustível do Skai permite ao carro voador cobrir uma distância máxima de 640 quilómetros, ou então manter-se no ar durante quatro horas seguidas. Como é habitual nestes veículos, pode descolar e aterrar em modo vertical, antes de acelerar graças à força dos seis motores elétricos, movimentando seis hélices. Vai ser lançado numa versão pilotada numa primeira fase, mas depois vai estar disponível com condução autónoma. A Designworks criou um espaço interior que oferece uma experiência personalizada a cada passageiro.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.