Será este o carro anfíbio mais feio de sempre?

20/04/2024

O design dos automóveis evoluiu com o passar do tempo, para criar formas que conseguem combinar beleza com a sua função. O mesmo se passa com todo o tipo de embarcações. Já é mais complicado quando é juntar a função dos dois tipos de veículos de um modo que seja atraente, razão por que o carro anfíbio nunca se tornou muito popular. E é também por isso que o carro anfíbio mais funcional de sempre também é o veículo do género mais feio do mundo.

O Hydrocar foi concebido em 2004 por Rick Dobbertin, engenheiro especializado na conceção de motos hot rod, para uso em provas de arranque. Dobbertin também já tinha criado o seu próprio mini-submarino, para uso pessoal, antes de criar este carro anfíbio. O Hydrocar fez a sua estreia mundial na capa da revista Popular Mechanics de janeiro de 2004, e tornou-se ainda mais famoso quando apareceu numa reportagem da Forbes pouco tempo depois.

A secção central do Hydrocar tem um chassis tubular com estrutura geométrica, assim como um arco de proteção, ambos construídos em aço inoxidável. O resto da carroçaria é construído em alumínio preparado para uso em água salgada. A parte mais inovadora do carro anfíbio é a localização dos flutuadores, que funcionam como guarda-lamas normais em terra, mas que se rebaixam em 20 cm quando o veículo entra na água, transformando-se numa embarcação em segundos. Apesar disso, o construtor do carro não recomenda o uso intensivo desta função. No interior, o condutor vai ter algum trabalho para acompanhar os 45 interruptores, 16 monitores e 25 mostradores, bem como as três alavancas que controlam o equilíbrio dos flutuadores.

Para garantir que consegue andar depressa tanto em terra como na água, está equipado com um motor Chevrolet V8 de 9400 cc, mais apropriado para dragsters e embarcações desportivas, que gera 762 cv de potência. Necessita apenas de uma transmissão manual de quatro velocidades, construída de propósito para o Hydrocar. Um escape com ponteira dupla cromada e silenciador SuperTrapp de competição completam o conjunto. Uma caixa redutora Atlas assegura que toda a potência é transmitida à hélice quando está dentro de água.

O Hydrocar foi revisto durante os últimos 10 anos, está autorizado e circular nos cursos de água do estado de Nova York, e o seu proprietário atual espera conseguir mais de um milhão de dólares em leilão da Worldwide Auctioneers.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.