M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Polícia do Dubai é a mais futurista do mundo, parecendo inspirar-se em filmes como Robocop ou Relatório Minoritário cada vez que é preciso adquirir novos equipamentos para os seus efetivos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Depois de ter anunciado que vai colocar robôs e carros autónomos na estrada, esta força policial da segunda cidade dos Emirados Árabes Unidos anunciou que as suas patrulhas vão ser feitas com a moto voadora Hoversurf, e o construtor americano já enviou os seus instrutores para ajudar os agentes a usarem este veículo.

O novo modelo da Hoversurf, o Scorpion 3, foi mostrado às forças policiais do Dubai em 2017, e uma versão atualizada esteve no certame local GITEX, no início deste ano. A moto voadora vai ser usada por duas patrulhas da polícia, que já estão a aprender todos os truques necessários para utilizar estes veículos no terreno. De acordo com uma reportagem da CNN, a Polícia do Dubai vai usar a moto voadora da Hoversurf para entrar em áreas de difícil acesso para automóveis, perseguir criminosos e patrulhar áreas visitadas normalmente por turistas.

A Hoversurf Scorpion 3 já tem autorização para circular nos espaços urbanos dos Estados Unidos, e pode ser comprada por um preço de 150 mil dólares (132 mil euros) por cada moto voadora. O veículo pesa 114 kg sem condutor, graças ao uso de fibra de carbono na estrutura, que permitiu ao construtor americano montar uma bateria de maiores dimensões. Com uma capacidade de 12,3 kWh, pode manter-se no ar durante um máximo de 40 minutos, embora a marca recomende não passar dos 25 minutos, por segurança. Pode flutuar cinco metros acima do chão e atingir uma velocidade máxima de 90 km/h.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.