O acordo de cooperação estabelecido entre a Honda e a General Motors (GM) para o desenvolvimento e produção de uma série de modelos elétricos acessíveis de estilo SUV chegou ao fim após pouco mais de um ano de duração.

Durou pouco o acordo de parceria entre a Honda e a GM para o desenvolvimento conjunto de novos SUV elétricos acessíveis, com os novos Honda Prologue e Acura ZDX a serem os únicos resultados deste esforço conjunto que pressupunha a criação de uma arquitetura global para o desenvolvimento de novos elétricos. O acordo foi anunciado publicamente em abril de 2022, então com um pressuposto de investimento na ordem dos cinco mil milhões de dólares entre as duas partes.

No entanto, as duas marcas anunciaram que o projeto foi cancelado por decisão mútua e que ambas continuam empenhadas na eletrificação, mas pelos seus próprios meios. A parceria será prolongada noutras áreas tecnológicas, como na dos veículos autónomos para transporte dentro das grandes cidades, ou no desenvolvimento de tecnologias de baterias e de condução autónoma.

De acordo com a agência Reuters, a mudança de planos poderá ter origem no aumento de custos substancial com a greve recente dos sindicatos de trabalhadores automóveis nos Estados Unidos, por parte da General Motors.

O Honda Prologue e o Acura ZDX são os únicos automóveis elétricos produzidos com base na plataforma Ultium da General Motors e serão colocados à venda em breve nos Estados Unidos da América e Canadá, mas sem atingirem o objetivo de acessibilidade em termos de custo. Note-se que o ZDX, por exemplo, terá um custo esperado de base nos 60.000 dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.