A Hyundai confirmou o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias ao abrigo de uma parceria com a Rimac Automobili, marca de elétricos desportivos de luxo, tendo marcado presença num evento para debater o futuro da indústria automóvel em Zagreb, na Croácia.

O evento teve como anfitrião o fundador e CEO da Rimac, Mate Rimac, reunindo ainda outras figuras da área política, como o primeiro-ministro da do governo croata, Andrej Plenković, e outros membros do Governo. A par desses, também Thomas Schemera, Diretor de Produto e Vice-Presidente Executivo do Hyundai Motor Group, participou no evento, enquanto sócio e acionista da Rimac.

“O apoio do governo croata à nossa parceria com a Rimac dá-nos alento”, afirmou Schemera, acrescentando que uma das intenções passa por “reforçar esta parceria estratégica, com o desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos e fuel cell (FCEV)” para a Hyundai.

Reconhecendo também a importância de uma parceria com um dos fabricantes de topo a nível mundial, a Rimac Automobili “quer contribuir para atrair investidores para a Croácia e o nosso papel é fazer um levantamento de todas as necessidades e expectativas da indústria automóvel”, explica Mate Rimac, CEO da Rimac, concedendo que aquele país precisa de “desenvolver vantagens comparativamente a outros países da Europa para se tornar mais atrativa aos fabricantes e fornecedores automóveis”.

Em maio, o grupo sul-coreano anunciou um investimento de 80 milhões de euros na Rimac para marcar a liderança no mercado de veículos elétricos de alta performance. Desde então, as empresas têm trabalhado em conjunto para desenvolver um protótipo para uma versão elétrica da submarca N da Hyundai e um FCE V de alta performance, com o intuito de os apresentar ao mercado mais tarde.