A adoção de assistentes virtuais nos sistemas automóveis é cada vez mais comum, decorrendo de forma nativa, como sucede com a Mercedes-Benz, ou a partir de sistemas operativos como os do Android ou Apple (CarPlay). E dá até para exibir dotes vocais ou de comédia.

Com a evolução da tecnologia e a inteligência artificial cada vez mais ‘esperta’, abrem-se inúmeras possibilidades de assistência ao condutor, seja a pedir informações sobre rotas e destinos, seja a pedir dados quanto a locais a visitar, os chamados ‘Points of Interest’ (POI).

Mas, com o Android Auto, por exemplo, há a possibilidade de pedir à assistente virtual que cante uma música (com resultados mais hilariantes do que sérios em diferentes estilos…) ou até que conte anedotas, as quais poderão servir para entreter nos engarrafamentos.

No entanto, ainda que sirvam apenas como detalhes momentâneos, estas funcionalidades são reveladoras de uma maior capacidade de adaptação da tecnologia aos pedidos dos seres humanos, interagindo com os pedidos e criando bases para uma melhoria das próprias tecnologias graças à análise constante dos dados, mesmo com base de programação muito elaborada por detrás.