Um grupo de fãs polaco de Tom Hanks juntou-se para oferecer ao conhecido ator norte-americano uma prenda muito especial: um clássico Fiat 126p.

A razão é simples: enquanto esteve na Hungria nas filmagens do seu novo filme, o ator foi publicando fotos nas suas contas do Twitter e do Instagram ao lado de diversos exemplares do pequeno Fiat 126p, cujo ‘p’ na designação significa que é um modelo produzido na Polónia sob licença da companhia italiana, num modelo de negócio que era muito comum há algumas décadas.

Em diversas das imagens (presentes neste artigo), o ator escreveu que aquele era o seu “novo carro”, o que deu a uma fã, Monika Jaskolska, originária da cidade de Bielsko-Biala (onde o modelo foi produzido) a ideia de organizar uma onda de ‘crowdfunding’ de forma a juntar dinheiro para comprar um exemplar do Fiat 126p.

A ideia ganhou imensa adesão na Polónia e rapidamente se atingiu a verba necessária para adquirir um exemplar em azul turquesa, que terá custado cerca de 2.000 euros (8.500 zloty, em moeda local). As verbas não utilizadas nesta recolha de fundos serão doadas a um hospital local.

Atendendo à popularidade do visado, o modelo será perfeitamente restaurado no Sul da Polónia (por um ex-piloto de ralis, Rafael Sonikhas), antes de ser enviado para o ator de Hollywood, que assim poderá juntar este clássico italiano (mesmo que de nascença polaca) à sua coleção de veículos.

Jaskolska, que quis assim demonstrar a importância que este modelo tem para os polacos, até já conseguiu encontrar quem leve o pequeno Fiat para os EUA, já que a companhia aérea nacional, a LOT, ofereceu o transporte gratuito do modelo para aquele país.

Note-se que o Fiat 126 teve a difícil missão de suceder ao mítico 500 antigo, sendo introduzido no mercado em 1972. Contudo, tal como o 500, teve também bastante sucesso, vendendo mais de 4.6 milhões de unidades durante o seu ciclo de vida, que terminou já ao virar do milénio, em 2000, mesmo que nesta fase apenas estivesse disponível nalguns países do Leste da Europa. Um desses países era a Polónia, onde o ‘maluch’ (pequeno, em polaco) cessou a sua produção em setembro daquele ano.

Quanto ao gosto ou brincadeira de Hanks com os Fiat, parece que há mesmo um padrão, a julgar até pelo seu mais recente trabalho no vídeo de uma música de Carly Rae Jepsen, em que um 500X chama a atenção do ator.

a carregar vídeo